O baterista paraguaio Seba Ramírez realiza o concerto de encerramento de seu mestrado em Jazz Performance e Música Moderna, no prestigiado conservatório Liceu de Barcelona

Seba Ramírez apresentará um concerto com um repertório de música moderna paraguaia e jazz paraguaio que acompanham sua tese “Jazz em Paraguai: Polka Blues e Polka Bebop, influências do jazz em músicos de jazz paraguaios”.

 

No recital vai estrear composições originais, assim como obras de Carlos Schvartzman, Palito Miranda, Eladio Martínez e do violonista Pedro Martínez com quem vai apresentar um primeiro set em duo de guitarra e percussão, para depois abrir para um formato de quarteto de jazz reunindo Federico Rocha no piano, Vernau Mier no sax e Ot Granados no contrabaixo.

 

Seba Ramírez, é um baterista paraguaio de 34 anos. Como músico profissional fez turnês pela Espanha, Portugal, Bélgica, Holanda, Suíça, Argentina, Brasil e Uruguai. Ele trabalha como músico de sessão em uma ampla variedade de gêneros musicais.

 

É professor de bateria do Bacharelado em Música da Universidade Nacional de Assunção. Em 2021 publicou o artigo “Bateria na música tradicional paraguaia” no Livro de Pesquisa de Música Popular da Faculdade de Arquitetura, Desenho e Arte, e em 2020 conduziu a série de entrevistas “Bateria e percussão na música paraguaia” junto a referências destacadas da bateria no Paraguai. Em 2022, publicou o artigo de pesquisa “Análise da Música Popular Tradicional Paraguaia a partir do estudo de caso das bandas Peteke-Peteke e Los Petekeros de Yaguarón e Banda Para’i de Tobati” como projeto apoiado pela Secretaria Nacional de Cultura. do Paraguai dentro da linha do Patrimônio Cultural Imaterial. Encontra-se neste momento a terminar o Mestrado em Jazz Performance e Música Moderna no prestigiado Conservatório Liceu de Barcelona, ​​​​Espanha, onde recebeu uma bolsa integral para o curso da Fundação Liceu. Além disso, recebeu apoio para despesas, passagens, hospedagem e manutenção da Ibermúsicas dentro do programa de Auxílio à especialização e aperfeiçoamento artístico e técnico no setor musical.

 

 

16 de maio, 18h concerto na Live Room do Liceu Conservatory em Barcelona, ​​​​Espanha.

 

20 de junho, lançamento da gravação do recital no YouTube e da tese de pesquisa no Acaemia.edu