O Centro Cultural La Luna Naranja de Santa Clara, Cuba, inicia seu projeto Remolino

O Projeto Remolino, iniciativa do Centro Cultural La Luna Naranja, chegará desde 14 de fevereiro a plataformas digitais como meio de promoção da canção de autor cubana e latino-americana contemporânea em sua relação com outras manifestações de arte, gêneros musicais e abordagens de problemáticas sociais de nossas nações. Se desenvolverá a partir do jovem centro cultural que se levanta em Santa Clara, e pretende gerar, através de audiovisuais mensagens de respeito, aceitação e tolerância entre os homens, os povos e as suas culturas.

Segundo o trovador Yordan Romero, diretor de La Luna Naranja, o principal impulso do trabalho é manter, transmitir e desenvolver a cultura em suas diferentes variantes. A seleção dos cantores e artistas convidados atende a mostrar diversida de quanto a elementos como: a relação com músicos de outros gêneros, a poesia, a décima, o trabalho para crianças, o humor dentro da trova, a fusão de ritmos da música tradicional com o jazz; e as expressões artísticas dos diferentes cantos da ilha.

Realizarão um total de 12 audiovisuais de aproximadamente 12 minutos que conterão canções, entrevistas, leituras de poesia e mostrarão, como cenário, importantes lugares da cultura villaclareña.

Os materiais começarão a ser transmitidos de 14 de fevereiro até 11 de setembro deste ano, dia que marca o nascimento de La Trovuntivitis, o já lendário movimento de trovadorea y trovadores de Santa Clara. Este projeto conta com a colaboração do México e da Argentina, em proveito do movimento trovadoresco de Santa Clara.