O compositor chileno Maximiliano Soto Mayorga inicia uma residência criativa em Londres com o Dúo Sano – Sowicz

O compositor chileno Maximiliano Soto Mayorga fará uma residência criativa em Londres durante o mês de agosto com o Duo Sano Sowicz, formado pela pianista japonesa Yuko Sano e pelo violonista chileno-britânico Emmanuel Sowicz. O projeto consiste na criação de uma obra para Piano e Guitarra, uma combinação instrumental com um repertório relativamente pequeno e para a qual Sano e Sowicz realizaram várias encomendas nos últimos anos.

A peça propõe uma estrutura modular que pode ser programada como interpolações em conjunto com outras peças do repertório de câmara, tomando como pretexto poético a imagem do final do inverno ou de um incipiente equinócio primaveril. Em meio a esse trabalho colaborativo, surge, de forma um tanto inesperada, a figura de Natsume Soseki, de quem o pretexto poético foi emprestado com base em seu romance “Além do Equinócio de Primavera”. Soseki, como este grupo de artistas, viajou para Londres na juventude para completar os seus estudos, altura em que narra, de forma onírica e um tanto absurda, na sua série de contos ” Miscelâneas primaveris”. Soseki opera aqui como uma espécie de nó borromeano, como uma contingência compartilhada, que se tornou a base de uma nova peça musical. A estreia da obra está prevista para o final de 2021, que, dependendo da conjuntura internacional, pode ser ao vivo ou em modo virtual.

Maximiliano Soto Mayorga estuda Composição com Johannes Schoellhorn no programa Konzertexamen na Escola Superior de Música de Freiburg, Alemanha. Trabalhou recentemente com a SWR Orchestra, Static Trio, Ensemble Aventure e o Elliot Quartet. Entre os prêmios que recebeu estão o prêmio de composição “Ad Libitum” da Fundação Winfried Böhler Culture (em conjunto com o coletivo trioNONtrio), o Prêmio TONALi20 e a Comissão de Composição, representada por Sofia Gubaidulina; o Prêmio DAAD, o prêmio PULSAR da Sociedade Chilena de Direitos Autorais e o Prêmio de Composição “Carlos Riesco” da Academia Chilena de Belas Artes. É membro fundador do Ensemble Kompass de Freiburg, do qual é diretor artístico desde 2018.

A pianista japonesa Yuko Sano é internacionalmente reconhecida por seu virtuosismo e som. Ele fez shows em mais de 40 cidades da Ásia, Europa e Américas. Um prodígio do piano, estreou-se na Europa aos oito anos, em Salzburgo. Aos quinze anos ela tocaria Mozart com a Filarmônica de Tóquio. Desde então, sua carreira continuou a crescer até que ela se tornou a primeira pianista japonesa Steinway Artist em 2018.

O guitarrista Emmanuel Sowicz foi descrito pela imprensa chilena como “a próxima estrela da guitarra no céu do instrumento nacional” (Rádio Beethoven FM). Em 2017 recebeu o Primeiro Prêmio e o Prêmio do Público no XLIV Concurso Internacional de Performance Musical Dr. Luis Sigall em Viña del Mar, a competição mais importante da América Latina, e em 2018 tornou-se um Artista da EuroStrings após ganhar por unanimidade o Primeiro Prêmio em o Concurso Internacional de Guitarra em Londres.