O compositor mexicano Alejandro Padilla inicia a sua residência em Bordéus, França, com o ensemble Proxima Centauri

Esta residência do compositor mexicano Alejandro Padilla na Universidade de Bordéus tem como objetivo a criação e estreia de uma nova obra para o Ensemble Proxima Cenaturi.

Alejandro Padilla Gallegos, nascido em Monterrey, Nuevo León. México, é compositor e guitarrista. Foi coordenador do Centro de Compositores de Nuevo León, uma organização líder na difusão da música contemporânea no norte do México. Foi fundador do Festival Internacional de Música Contemporânea “Música Nueva” do CONARTE. Foi coordenador de Música no Teatro de las Artes de CONARTE. Atualmente é professor de Composição, Análise Integral e Música Contemporânea na Escuela Superior de Música y Danza de Monterrey. É Secretário Acadêmico de Música da ESMDM.

Como guitarrista, atuou nos palcos mais importantes de Nuevo León, bem como em gravações de compositores de Nuevo León com o Ensamble Itinerante, do qual foi diretor artístico. A sua obra foi interpretada em mais de 10 países por grandes e prestigiados artistas. Em novembro de 2019, o seu Concerto para Guitarra e Orquestra foi estreado pelo virtuoso guitarrista cubano Marco Tamayo e dirigido pelo Maestro Leo Brouwer, com a Orquestra Sinfónica da ESMDM.

Proxima Centauri é um grupo musical que transforma os códigos da música de câmara, em particular através da integração da electroacústica como um membro pleno do grupo. Há mais de vinte anos que Proxima Centauri colabora com numerosos artistas, outros músicos, intérpretes ou improvisadores, mas também bailarinos ou artistas visuais. Sob a direção artística de Marie-Bernadette Charrier, o ensemble pratica uma política ativa de encomendas e cria numerosas obras de compositores deste século, interpretando também grandes mestres do século XX. Reconhecido internacionalmente, o ensemble é convidado para muitos festivais e digressões na Europa, América, Ásia e Oceânia.

Este projeto foi vencedor do concurso Ibermúsicas 2023 na linha de ação “Ajudas a compositores para residências artísticas”.

● 25 de março a 13 de abril, Université de Bordeaux, França
● 10 de abril em direto no youtube: https://youtube.com/@tousaionas?feature=shared