O compositor mexicano Rogelio Sosa apresenta seu Projeto Amil

A produção cultural de Rogelio Sosa tem sido fundamental para o desenvolvimento das práticas artísticas contemporâneas, particularmente aquelas baseadas no tempo e na escuta. Desde sua formação no campo da música, composição eletroacústica e improvisação com vários meios tecnológicos, ele alimentou uma curiosidade que o levou a experimentar as possibilidades do som sem limites disciplinares. O corpo de trabalho que ele produziu em quase vinte anos de trabalho pode ser revisto a partir de quatro eixos principais: a composição, a cenografia, a improvisação e as implantações no espaço físico.

 

Outra abordagem fundamental na trajetória de Rogelio Sosa são as múltiplas colaborações com diferentes artistas e agentes culturais que acrescentam outra camada à complexidade deste compositor, criador, gerente cultural e artista.

 

Rogelio Sosa (Cidade do México, 1977) é um músico, artista e promotor cultural. Sua prática criativa inclui composições instrumentais e eletroacústicas, projetos de improvisação, colaborações audiovisuais e de palco, assim como performances e instalações sonoras. Seu trabalho mais recente é baseado em uma sólida experimentação com meios eletrônicos e desenha sincronicamente sobre conceitos e elementos de rituais e práticas cerimoniais de diferentes culturas.

 

No México, estudou composição com Julio Estrada e Ignacio Baca Lobera. No exterior, estudou música eletrônica no Ateliers Upic e no Institut de Recherche et Coordination Acoustique / Musique (IRCAM), em Paris. Em 2003 ele obteve um mestrado em música e tecnologia na Universidade de Paris VIII.

 

Desde 2005 ele vive na Cidade do México. Foi programador e vice-diretor do Festival Radar de 2005 a 2007, assim como diretor de 2007 a 2009. Foi curador de arte sonora na Ex Teresa Arte Actual de 2005 a 2007. Desde 2010 ele é diretor e programador do Festival Aural na Cidade do México, tendo dirigido sete edições do festival. Ele deu aulas, cursos, workshops e seminários em mais de 30 universidades, escolas e centros culturais.

 

Seu trabalho já foi apresentado em mais de 50 cidades ao redor do mundo e foi lançado nos rótulos Bocian Records na Polônia, Mode Records e Important Records nos Estados Unidos e Sub Rosa na Bélgica.

 

Entre os prêmios e distinções mais importantes que recebeu estão o Sistema Nacional de Criadores del FONCA (2012 e 2016), o Prêmio Nacional da Juventude em Artes (México, 2000), o Concurso de Música Eletroacústica SCRIME (Bordeaux, França, 2000), o Concurso de Música Eletroacústica del IMEB (Bourges, França, 2001), o Premio Nuevas Resonancias (México, 2001), o Concurso de Música Eletroacústica Luigi Russolo (Varese), Itália, 2002), o Concurso de Música Eletroacústica EAR (Budapeste, Hungria, 2003), o Apoio à Produção e Pesquisa em Arte e Mídia do Centro Multimídia (México, 2006) e o Prêmio Visiones Sonoras (México, 2008), a residência artística no Montalvo Arts Center (Califórnia, 2009), a residência no EMS Studio em Estocolmo (Suécia, 2014) e o apoio ao Programa de Promoção da Música Ibero-Americana IBERMÚSICAS (2019).

 

 

 

Quarta-feira 14 de setembro 19:00, CC Camino Real. Camino Real 349, San Isidro, Lima, Peru.

 

www.proyectoamil.org

www.instagram.com/proyectoamil/

www.facebook.com/proyectoamil/

www.rogeliososa.com

www.instagram.com/rogeliososa/

https://www.facebook.com/rogelio.sosa.fb