O compositor peruano Sergio Salazar inicia sua residência composicional com Luca Belcastro, na Calábria, Itália

Sob a orientação do renomado compositor italiano Luca Belcastro, o compositor peruano Sergio Salazar, realizará uma residência em composição musical na região da Calábria, Itália. O formato instrumental da obra a ser composta será para quinteto (quarteto de cordas e piano). A primeira semana consistirá em uma explicação e aplicação do método de composição desenvolvido pelo compositor Luca Belcastro. A segunda, terceira e quarta semanas serão dedicadas à revisão do progresso do trabalho de criação da peça musical.

 

Sergio Salazar é músico, compositor e criador de som. Estudou composição musical na Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Ele treinou com os mestres Alicia Terzían (Argentina), Leonardo Genovesse (Argentina), Yotam Silberstein (Israel), Greg Burk (Estados Unidos), Tim Rescala (Brasil), Gustavo de Leonardis (Argentina), entre outros. Suas obras foram estreadas no Peru e na Argentina pelo quinteto “Afro en las Alturas”, em edições consecutivas do Festival Internacional de Jazz e em recitais de música contemporânea programados por centros culturais peruanos. Ele é fundador e diretor artístico da plataforma cultural Red Sonora. Gravou com artistas peruanos de renome e também com músicos da Itália, Brasil, Japão e EUA. Suas produções incluem concertos interdisciplinares de artes cênicas, música e artes visuais.

 

Luca Belcastro nasceu em Como, Itália, em 1964. Formou-se em Violão Clássico no Conservatório de Música “Giuseppe Verdi” em Milão e em Composição, com a mais alta qualificação, no Conservatório de Música “Giuseppe Nicolini” em Piacenza. Ele estudou com Giuseppe Colardo, Sonia Bo e Azio Corghi, com quem freqüentou cursos de especialização em composição na Accademia “Goffredo Petrassi” em Parma e na Accademia di Santa Cecilia em Roma, onde se formou com a mais alta qualificação e “Prêmio SIAE”. Suas composições foram apresentadas em importantes festivais na Itália (Settembre Música em Torino, Milano Musica, Nuova Consonanza em Roma, etc.), na Europa (Portugal, Espanha, Irlanda, Inglaterra, Alemanha, Romênia, França, Bulgária, Grécia, Finlândia, Noruega, Rússia, Macedônia, Holanda, Eslovênia, Suíça, Áustria) e nos EUA, China, Coréia, Armênia e Japão.

 

 

De 5 de setembro a 30 de setembro, Calábria, Itália