O conjunto Vertixe Sonora de Galiza estreia “Artificial” do compositor chileno Oscar Carmona 

Artificial é uma obra para violino, viola, percussão e mídia eletrônica escrita por Oscar Carmona e especialmente dedicada ao conjunto Vertixe Sonora de Galiza.

 

O trabalho explora o impacto da tecnologia em nossa vida diária, as consequências humanas e emocionais da vida rodeada de dados, onde a realidade parece estar caminhando para um futuro distópico, sem retorno. Ecoando a desumanização produzida pela contínua substituição do real pelo virtual. “Artificial” é construído e projetado a partir de algoritmos, loops de programação, sistemas mecânicos e obsessivos, aprendizagem automática e inteligência artificial.

 

O Vertixe Sonora é um conjunto de câmaras galego fundado em 2010. Trata-se de um conjunto especializado em música clássica contemporânea que funciona tanto como plataforma cultural quanto como grupo instrumental. Seu trabalho tem sido apresentado em vários documentários, como Correspondencias Sonoras (2013) pelo cineasta Manuel del Río. O conjunto foi criado em 2010, por iniciativa do compositor Ramón Souto. Vertixe Sonora Ensemble foi concebido como um coletivo flexível formado por um grupo de solistas especializados em música contemporânea, capazes de tocar em combinações variadas de instrumentos, com maior versatilidade que os conjuntos tradicionais e maior envolvimento por parte dos instrumentistas.

 

O Vertixe Sonora desenvolve seu próprio programa diversificado. Desde seu início, a série Música y Arte: Correspondências Sonoras no Centro Gallego de Arte Contemporáneo (CGAC) em Santiago de Compostela tem se destacado, encontros entre música e arte onde todas as expressões criativas atuais têm um lugar com o objetivo de tornar conhecida a estética mais avançada, os compositores mais relevantes e as perspectivas mais interessantes de desenvolvimento de novas músicas.

 

O conjunto para este trabalho inclui: Roberto Alonso no violino, Alfonso Noriega na viola, Diego Ventoso na percussão e Oscar Carmona na mídia eletrônica.

 

Quarta-feira, 30 de novembro, 20:00 hs. Verbum, Vigo, Galiza, Espanha

 

Sexta-feira, 2 de dezembro, 20:00 hs. XIII Festival Zahir Ensemble de Música Contemporánea. Concerto VI, Gustavo Díza Jerez, Espacio Turina, Sevilha, Espanha