O Duo Powers-de la Torre fará a estreia da obra de Moisès Bertran Canción y danza núm. 2 para piano a quatro mãos

Canción y danza núm. 2 , op. 77 do compositor Moisès Bertran (Espanha-Colômbia) foi encomendada em 2022 pelo Powers-de la Torre Duo (Estados Unidos-México), como resultado do apoio da Ibermúsicas. Esta é a segunda obra para piano a quatro mãos no catálogo do compositor, precedida por uma primeira canção e dança, escrita em memória do compositor catalão Frederic Mompou em 2002. A Canção e Dança nº 2 é uma obra de maior duração e densidade e, ao contrário da primeira, não se inspira diretamente na música de Mompou, embora alude à música tradicional da Catalunha nativa do compositor.

 

A estréia terá a forma de uma “video premiere” no canal do Ricardo de la Torre no YouTube. A estréia virtual será precedida por uma conversa entre os intérpretes e o compositor. No dia seguinte, o trabalho será apresentado em um concerto ao vivo nos Estados Unidos no Laguerquist Concert Hall do Centro de Música Mary Baker Rusell da Universidade Luterana do Pacífico, em Tacoma, Washington.

 

O compositor Moisès Bertran i Ventejo, nascido em Mataró (Barcelona, Espanha) em 1967, e também colombiano desde 2011, é Professor Sênior de Piano; Professor Sênior de Solfejo e Teoria da Música; e Professor Sênior de Composição e Orquestração, todos os três graus conferidos pelo Conservatori Superior de Música del Liceu em Barcelona. Ele também concluiu um Mestrado em Música e um Doutorado em Artes Musicais, ambos pós-graduados em composição com ênfase secundária em performance de piano, na Escola Hartt da Universidade de Hartford (Connecticut, EUA). Seus principais professores foram Salvador Pueyo e James Sellars, em composição, e Maria Jesús Crespo e Luiz de Moura Castro, em piano. Ele trabalhou no Conservatori Superior de Música del Liceu de Barcelona; Conservatori Municipal de Música de Igualada (Barcelona); The Hartt School, University of Hartford (Connecticut, EUA); Universidad EAFIT (Medellín, Colômbia), onde também foi Chefe do Departamento de Música (2004-2005). Atualmente é Professor Titular de Composição no Conservatório de Música da Universidade Nacional da Colômbia, Bogotá, que ele dirigiu de 2008 a 2010. Sua produção totaliza atualmente mais de 100 obras. Muitas de suas obras têm sido frequentemente executadas em concerto, tendo ganhado vários prêmios na Europa e na América. Em 2006 ele estreou e conduziu seu trabalho “Homenajes, suite em 8 movimentos e epílogo para 22 pianos” na cidade colombiana de Medellín para ampla aclamação internacional. Em 2017 estreou com grande sucesso sua primeira ópera ‘El último dia de Francisco Pizarro’, com um libreto do mesmo compositor baseado no romance homônimo do escritor peruano Alberto E. Massa Murazzi. Com instrumentos coreanos tradicionais, compôs: ‘Haebangchon Trio’, para Haegeum, Daegeum e Gayageum; ‘Imagined Recollections’, para Haegeum, Piri-Taepyongso, piano e percussão; e ‘A Gimhae Fantasy’, para um conjunto instrumental de 25 Gayageums e dois percussionistas. Tres Instants en la Memòria” é sua contribuição ao repertório de Tenora, com um concertino para este instrumento tradicional catalão e orquestra sinfônica. Ele foi eleito membro da American Musical Honor Society Pi Kappa Lambda em 1994 e é membro da Associação Catalã de Compositores desde 1993.

 

O Duo Powers-de la Torre, formado pela pianista americana Lark Powers e pelo pianista mexicano Ricardo de la Torre, já se apresentou em festivais como a Série de Concertos de Inverno Estes Park no Colorado, o Festival Internacional de Música de Teclado Espanhol “Diego Fernández” em Almería, a série Art of the Piano no Palácio de Bellas Artes na Cidade do México e a série Viernes de Musikeon em Valência, além de apresentações em locais nos EUA, México, França, Espanha e Áustria. A dupla tem sido orientada por pianistas como Albert Atenelle, David Korevaar e Andrew Cooperstock.

 

 

Estréia virtual: terça-feira 13 de setembro às 12:00 horas, horário de Bogotá.

https://www.youtube.com/riclavier

 

Estréia no local: Quarta-feira, 14 de setembro, às 19h30, horário do Pacífico, no Laguerquist Concert Hall do Centro de Música Mary Baker Rusell da Universidade Luterana do Pacífico, em Tacoma, Washington.