O Ensamble A Tempo apresenta seu concerto virtual “México Iberoamericano”

O Ensamble A Tempo é um grupo de música contemporânea do estado de Guanajuato, México. O objetivo do conjunto é divulgar a nova música de concerto de criadores mexicanos, tendo também em seu repertório obras de outros países.

 

O projeto propõe a composição de duas obras acústicas para o Ensamble pelos compositores Víctor Márquez-Barrios (Venezuela) e Sebastián Quesada (Costa Rica), e sua posterior montagem e estreia.

 

O Ensamble é um grupo de música de câmara especializado na interpretação e divulgação de música nova, pelo que esta colaboração irá criar uma forte relação com compositores de outros países ibero-americanos. Propõe-se a realização de dois concertos, um concerto virtual e um concerto presencial onde serão executadas as obras encomendadas, que serão transmitidas nos canais digitais do agrupamento e que poderão ser consultados posteriormente.

 

O compositor e violonista venezuelano Victor Márquez Barrios possui um extenso catálogo de obras que inclui composições para diferentes instrumentos solo, numerosos grupos de câmara, mídia eletrônica, coro misto e orquestra sinfônica. Sua música foi estreada, editada e gravada por importantes solistas e grupos da América Latina, Europa e Estados Unidos, como o flautista Luis Julio Toro, o Ensamble enCayapa, o Quarteto H2 e a dupla Montes-Kircher, entre outros. Como compositor, joga com a ideia de esbater a linha divisória entre a música “popular” e a “clássica”. Uma fronteira desnecessária, inexistente em sua imaginação.

 

Sebastián Quesada é um compositor costarriquenho formado pela Universidade da Costa Rica, vencedor do primeiro lugar no concurso Barbara Wagner. Estudou com grandes compositores como Ricardo Lorens, Charles Gran, Carlos Castro e Luis José Guerra. Ele se estabeleceu recentemente em Michigan, Estados Unidos, como compositor de música acadêmica. Interessa-lhe explorar a condição ambígua e subjetiva da música para sugerir imagens particulares, recorrendo a uma mistura de diferentes géneros e processos. Suas peças tentam abordar narrativas musicais relacionadas a como nós, como entidades sociais, percebemos o ambiente.

 

  • Terça-feira, 23 de maio, às 19h. Concerto virtual do Teatro Aurora do Instituto Oviedo, León, Guanajuato, México
  • Sábado, 3 de junho, concerto presencial com o público no Centro Cultural CASA CUATRO – MAZ+AHUA de la ciudad de
    Guanajuato, Guanajuato (México)
  • Quarta-feira, 7 de junho, transmissão do concerto nas plataformas digitais do Ensemble

 

https://www.youtube.com/ATempoEnsamble

https://www.youtube.com/ATempoEnsamble