O Ensamble Paisaxe do Panamá estreia “Último Sol”, obra do compositor costa-riquenho Pablo Chin, ganhadora do Concurso Ibermúsicas de composição e estreia 2021

Último Sol é composta por uma série de improvisações em forma de meditações realizadas durante o verão de 2020. Durante este tempo o mundo experimentou o isolamento de forma mais intensa. É a partir deste espaço em solidão que emana o material da obra. O desenho da obra propõe um fluxo contínuo em cada uma das partes, e um grau de independência muito alta para a interpretação individual. É uma busca da liberdade no tempo, mas dentro de uma harmonia sonora. O texto é do compositor e apresenta uma situação de meditação, fazendo referência à origem da obra em si.

O Ensamble Paisaxe foi fundado em 2008. Dirigiu seus esforços à pesquisa e desenvolvimento da música de câmara, com especial atenção ao repertório clássico, latino-americano e à música contemporânea. Desde 2016 estão dedicados ao resgate, estudo e divulgação da música do grande mestre e compositor chiricano, Gonzalo Brenes. Paisaxe se destacou em prestigiosas salas e festivais do Panamá e em um sem número de eventos artísticos e oficinas didáticas. Também colaboraram com notáveis compositores internacionais da atualidade tais como: Mario Lavista (México), Sergio Rodrigo (Brasil), Martin Herraiz (Brasil), Valentín Pelisch (Argentina), Federico García de Castro (Colômbia); bem como nacionais: Elcio de Sá, Luis Carlos Pérez e Ricardo Risco, atual subdiretor da Orquestra Sinfônica Nacional do Panamá.

Sábado 16 de julho 16 hs. Museu do Canal – Cidade Velha – Panamá. Estreia de “Último Sol” de Pablo Santiago Chin. Serão também parte do repertório a obra multimídia “Green Alter Egos (Chin/Alzamora) e “Quatro Peças Curtas: in Memoriam Vitín Paz” (Risco).