O Festival Internacional de Música das Terras Altas (FIMA) no Peru irá realizar uma master class sobre “O desafio de traduzir conceitos interculturais para o quechua”.

No âmbito da Década Internacional das Línguas Indígenas do Mundo (IDIL 2022-2032) e com sua experiência como tradutora do programa de rádio da FIMA “Al son de la montañas” / “Urqukunapa Takiynin” de espanhol para quíchua, a antropóloga e tradutora Carmen Cazorla partilhará o grande desafio de ir além de uma tradução literal, o que representa uma exigência adicional de compromisso e responsabilidade para com a população ouvinte, neste caso falantes de quechua.

 

O ciclo Masterclasses 2022 está a ser desenvolvido no âmbito do projecto “FIMA na estrada para a edição presencial”, com o objectivo de aprofundar a compreensão da cultura de montanha e do impacto social da música de montanha, em conformidade com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As Masterclasses 2022 são co-organizadas com a UNESCO Peru e patrocinadas pela Embaixada Suíça e pelo Fundo Cultural Suíço, e pela Embaixada do Canadá.

 

A FIMA é uma iniciativa peruana pioneira da Associação Arte de Alturas, que reúne, promove e integra a música e a cultura das montanhas do mundo. Realizou quatro edições em Lima e regiões andinas (Cusco, Arequipa, Cajamarca e Ayacucho) e uma na Áustria (Leogang).

 

 

Sábado 6 de Agosto 18h (hora peruana)

Inscrição: https://forms.gle/E3ToacQWiqBJ6n8r5

Transmissão: https://www.facebook.com/festivaldealturas