O grande cantor-compositor costarriquenho Adrián Goizueta chegará ao Uruguai para se apresentar na Sala Zitarrosa, em Montevidéu

Adrián Goizueta é considerado uma figura chave na renovação da música latino-americana contemporânea. Através de sua abordagem experimental, ele desenvolveu seu próprio estilo, que é o resultado de um trabalho criativo dentro da estrutura do que ele mesmo chama de música popular elaborada, na qual combina diferentes gêneros musicais como tango, jazz, folclore e música sinfônica, a partir de uma concepção original com um conteúdo profundo. Adrián é compositor, arranjador, guitarrista e cantor, mas também, e com a mesma intensidade, professor de música na Universidade Nacional e produtor de programas culturais para rádio e TV.

 

Há mais de 30 anos ele formou o Grupo Experimental na Costa Rica (um grupo de câmara com um formato variado) composto pelos melhores músicos do país e provavelmente de toda a região. Com eles, ele tem sido muito ativo em nível nacional e internacional. No ano de 2020, sob a pandemia, ele realizou muitos concertos via streaming, participou de gravações de grupo e trabalhou para o concerto em homenagem a Leo Brouwer.

 

No campo sinfônico ele desenvolveu ao longo de sua carreira, e de forma constante e paralela ao seu grupo, uma intensa atividade de composição e arranjos com várias Orquestras Sinfônicas de Xalapa (México), a Orquestra Sinfônica Nacional da Costa Rica, a Banda de Cartago, onde vem se apresentando há vários anos para comemorar a assinatura do Ato de Independência da Costa Rica.

 

“Amanece” é uma proposta integral cênica, sonora e visual, de acordo com a dimensão de uma dupla estréia: novo álbum e nova banda! Há pouco mais de seis anos, Adrián Goizueta refundou seu lendário Grupo Experimental, com o slogan: “novo de novo”, que não significava um retorno a caminhos já percorridos, mas sim; outro despertar que traz consigo uma proposta deslumbrante e novas experimentações, outros instrumentos, músicos de destaque e um repertório inédito em sonoridade e poesia, entremeado por versões renovadas de alguns de seus temas mais conhecidos. A Experimental é composta por: Esteban Rojas, clarinete baixo, Marianela Cordero, violoncelo, Eduardo Montero, piano, Fernando Víquez, baixo elétrico e contrabaixo, Orlando Ramírez, bateria e Marvin Rodríguez, percussão.

 

Durante sua visita ao Uruguai, ele participará das “Jornadas de Reflexão sobre Direitos Humanos e Identidade” a serem realizadas pelo Centro de Estudios Republicanos na Biblioteca Nacional da cidade de Montevidéu.

 

16 de setembro 9 p.m. Zitarrosa Hall, Montevidéu, Uruguai