O grupo Voces Monte Marianas do Caribe Colombiano nos aproxima de seu apaixonante trabalho sobre músicas colombianas

O projeto musical Voces Monte Marianas do caribe colombiano gira em torno da coleta do material musical, montagem e arranjos musicais das peças recolhidas e uma oficina e um concerto.

Coleta do material musical: Será feita a seleção dos temas musicais que farão parte do elenco de vozes Montemarianas, tendo em conta as músicas tradicionais de pitos e tambores próprios dos Montes de María (repertório de gaitas de foles e de Bullerengues).

Montagens e arranjos musicais: Uma vez selecionado o repertório de gaitas e Bullerengues, o corpo de música dos agrupamentos, Vozes do Dique, à cabeça da cantora Yiseth Pérez Villamil e do grupo de gaitas De Parranda, se unirão para organizar os momentos do concerto e libretear o minuto a minuto..

Concerto e oficina das vozes Montemarianas: Um dia antes do concerto será feito um workshop virtual sobre as músicas Montemarianas, sua história, sua força como resistência em meio à guerra, a vida de alguns menestréis e a forma como se interpretam os ares de gaitas y bullerengues. O concerto consta de um repertório de 12 canções, seis ares de bullerengue e seis ares de gaita, um repertório tradicional. O concerto terá duração de uma hora e será virtual, dirigido especialmente aos alunos da Universidade Bernardo O’Higgins e transmitido pela plataforma virtual da Corporação Universitária Americana.

Este exercício intercultural será protagonizado pelo Grupo Voces del Dique, a porta-voz do grupo, Yiset Paola Pérez Villamil mais conhecida como “Yessi Pérez” e pelo Grupo de Gaitas “De Parranda” formado por amantes do folclor autóctone colombiano residentes na cidade de Cartagena desde 2014, que em um árduo processo vêm fortalecendo, estudando e aperfeiçoando as técnicas para a interpretação adequada da música de gaitas.

De 1 a 10 de março 2022 18:00 hs.
Salão Cosmos Corporação Universitária Americana