O músico argentino Carlos Aguirre viajará de seu Paraná natal para participar do Equador Jazz 2022, na cidade de Quito

O artista de Entre Ríos, Carlos Aguirre, é considerado um dos criadores mais originais da música argentina atual. É criador de uma obra nascida do folclore argentino e latino-americano como marca de identidade que ele não a entende como um pensamento estagnado, mas como uma expressão dinâmica, ampla e mutável.

 

Suas composições variam de canções a um profundo desenvolvimento da música instrumental, com uma atmosfera de câmara, um requinte técnico típico do treinamento de piano clássico e recursos da música popular como o jazz e os sons da América Latina. Seu trabalho como compositor e intérprete de sua própria obra também é respeitado e valorizado fora das fronteiras do país.

 

Como solista, Aguirre aprofunda sua relação com o piano, o instrumento que significou sua primeira conexão com a música e que ele expressou  em seu álbum “Caminos” (piano solo, Shagrada Medra, 2007). As peças deste álbum revelam suas diferentes facetas, desde o rigor da técnica clássica até a liberdade de improvisação típica da música popular.

 

Durante o festival, ele dará uma aula magistral e um concerto.

 

 

16 de setembro 10:00 hs.

Master Class on Arrangements in Argentine Folk Music, Equador Jazz 2022, Estudio de Percusión, Leónidas Plaza N19-50 y 18 de septiembre.

18 de setembro 16:00 hs.

 

Concerto no Teatro Nacional Sucre, Equador Jazz 2022, Quito, Equador