O músico cabo-verdiano residente em Portugal, Miroca Paris, fiz uma turnê no Chile e na Colômbia

Nascido em Cabo Verde, Miroca Paris é um multi-instrumentista conhecido por refletir em sua música a fusão entre as culturas portuguesa e africana, assim como suas doces melodias inspiradas nas mornas de seu país natal.

 

Miroca tem sido membro das bandas de outros grandes artistas internacionais como Chico César, Cesária Évora, Cuca Roseta, Tito Paris, Zizi Possi, Angelique Kidjo, Nancy Vieira, Bonga, Rui Veloso, Tcheka, Sara Tavares e Camané, entre outros.

 

Ademiro José Miranda (Mindelo, 1979) é inspirado nas doces melodias de Cabo Verde. Levantado na tradição morna, sua versão atual deste melancólico estilo cabo-verdiano se manifesta em canções como ‘Mund Amor’, ‘Nhe Simpronia’ ou ‘Joana Joaninh’. Talvez o talento para retratar esta “saudade” esteja na família, porque o músico é sobrinho do grande Tito Paris.

 

Com apenas sete anos de idade, o músico africano já começou a tocar bateria, enquanto aos treze anos foi apresentado ao mundo do canto, do violão e da percussão. Depois de fazer parte de várias bandas, em 1998, ele decidiu mudar-se para Portugal, o que serviu como carta de apresentação para músicos de todo o mundo. As ofertas de colaboração em projetos de música de fusão não demoraram muito para chegar. Foi aqui que ele uniu forças com Cesária Évora como percussionista e que mais tarde começou uma carreira solo