O músico peruano Juan Luis Pereyra viajará ao Chile para oferecer uma série de oficinas sobre musicalização poética latino-americana

Pela primeira vez, Juan Luis Pereyra, diretor do grupo peruano El Polen, uma das bandas de rock mais emblemáticas da América Latina, apresentará no Chile a oficina denominada El Polen: oficina de musicalização poética latino-americana.

Esta oficina é uma proposta original, didática, acessível e recreativa na qual, com base em diferentes propostas de músicas tradicionais, os participantes poderão criar, promover e difundir uma proposta de musicalização poética de autor latino-americano. Esta atividade é apresentada como um projeto de formação que visa permitir aos participantes criar o seu próprio projeto de musicalização poética e explorar, nesta edição, sobre a obra de diferentes poetas latino-americanos e diferentes técnicas de composição musical.

O pólen, lenda da música peruana, foi fundado pelos irmãos Juan Luis e Raúl Pereira em 1969. Além de musicalizar poemas de importantes poetas latino-americanos, algumas dessas peças foram gravadas e/ou interpretadas por outros artistas como Susana Baca (Peru) e Duratierra+Awada (Argentina), entre outros.

Este projeto tem uma relevância especial porque se realizará por primeira vez em uma importante instituição de ensino de outro país como é a Universidade de Santiago do Chile (USACH) através da Corporação Cultural da USACH; esta experiência servirá para seguir ligando importantes vínculos musicais que têm estado há décadas entre El Polen e o irmão país do sul.

De 18 a 25 de Julho