O Néstor Ausqui Cuarteto da Argentina apresenta sua adaptação para quarteto de violões do “L. V. Beethoven String Quartet No. 8 Op 59”

Desde 1985, Néstor Ausqui tem trabalhado no gênero de música de câmara. Foi através da “Agrupação Camarística de Guitarras Guido Santórsola” que ele conseguiu dar forma à ideia da concertação de violões em diferentes afinações, cobrindo um repertório muito eclético e inovador para aquela época. Autores universais, cujas obras não foram concebidas para o violão, agora podiam ser ouvidas, em seus próprios arranjos, executadas por 20 violões. Críticos na Argentina, Uruguai, Chile e Brasil descreveram suas apresentações como concertos inovadores.

 

Em 1989, Néstor Ausqui fundou e dirigiu o “Santa Fe Guitar Quartet” com o qual fez 11 turnês nos EUA, apresentando-se no famoso Carnegie Hall em Nova Iorque, Lincoln Center (Nova Iorque), Smithsonian (Washington DC), Salón des Américas da OEA, Morton Merenson Hall em Dallas e os mais importantes salões e universidades em 35 estados, reunindo os comentários mais louváveis de críticos especializados. Esta experiência foi estendida ao México, Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

 

Em 2004 ele fundou, junto com Berta Rojas, (Paraguai) Magdalena Duhagon (Uruguai) e Marcelo Cornut (Santa Fé) “El cuarteto del Sur”, apresentando-se no Paraguai, Uruguai, Argentina e EUA, estreando, em seu próprio arranjo, o famoso concerto de Aranjuez no Kennedy Center em Washington, com um enorme público e aclamação da crítica.

 

Finalmente chegamos ao “Néstor Ausqui Cuarteto”, formado em 2017 com excelentes músicos e arranjadores de Santa Fé como Mariano Ferrando, Marcelo Cornut (que vem trabalhando com a Agrupación Santórsola) e Lautaro Molinaro. Seus membros vêm de diferentes gêneros, como jazz, rock, folclore e música clássica. Isto determina um enriquecimento em seus arranjos que lhes permite passar por autores impensáveis para o chamado violão “clássico”, como Bach, Beethoven, Manuel De Falla, Carlos Guastavino, Ariel Ramirez, Astor Piazzolla, entre outros, que são apresentados com uma nova sonoridade.

 

A partir de 29 de dezembro em diante:

https://youtu.be/NUENr4dZ1xc

https://youtu.be/OWKMZcf1Ge8

https://youtu.be/d0N42d2Kw-g

https://youtu.be/av8LUA4Xp88