O projeto SONDA chega ao seu primeiro destino

O projeto intensivo de criação colaborativa, no qual participam 12 artistas latino-americanos de quatro editoras de arte sonora e música experimental, apresenta as suas primeiras criações.

 

SONDA é apoiado por Ibermúsicas e promovido por Enjambre da Argentina em colaboração com Rayo Seco Discos da Argentina, Tape Loop Lab da Colômbia, Archivo Veintidós do Chile, e Grumel da Argentina.

 

Partindo de um repositório sonoro comum, as quatro sondas criativas embarcaram num laboratório colaborativo. O formato facilitou a reflexão e a co-criação, um momento para intervir, modificar, copiparticipar e reinventar. O olhar dos artistas visuais expandiu e acrescentou as criações sonoras. O resultado, 7 peças audiovisuais, está disponível em https://sonda.cc.

 

As peças são colagens sonoras: loops de cassetes, gravações de campo, samples, improvisações, brinquedos sonoros… Nalgumas faixas o movimento é tomado como motor criativo, outras são reflexões sobre a memória nos tempos difíceis em que vivemos, outras ainda podem ser vistas como resistências criativas. Glitch art, elementos orgânicos, estética VHS, sons da natureza… coexistem nas criações das quatro sondas criativas geradas.

 

Nesta primeira edição, o projeto SONDA procurou experimentar novos formatos de intercâmbio, pesquisa e provocação partilhada: num mundo que fomenta e se afoga na hiperprodução artística/digital e na obsolescência instantânea, SONDA quer propor novas narrativas, novas lógicas de colaboração transversal, uma construção cumulativa a partir de materiais sonoros que se dispõem a ser repensados, reformulados… Desta forma, SONDA procura amplificar a noção de circularidade, reciclagem e compostagem nos processos culturais e artísticos.

 

Durante os meses de fevereiro e março, o CASo (Centro de Arte Sonoro) de Buenos Aires propõe uma instalação sonora para conhecer e escutar o processo e as criações de SONDA.

 

SONDA é um projeto que foi premiado pelo Programa Ibermúsicas através das suas Ajudas ao Sector Musical em Modalidade Virtual.

A partir de 1 de fevereiro no Centro de Arte Sonoro, Riobamba 985, 3º andar, Cidade de Buenos Aires, Argentina.