O Trio Low Frequency do México inicia seu ciclo de estreias de obras especialmente compostas para o trio por compositoras latino-americanas

Fiel à sua natureza e objetivos de divulgar a nova música do século XXI, o Low Frequency Trio fez uma curadoria cuidadosa, convocando um grupo distinto de 8 compositoras latino-americanas para colaborar conjuntamente na criação de novas obras para o ensamble.

 

Artistas sonoras da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela se lançaram em busca de sonoridades nunca antes ouvidas, de formas frescas, inovadoras, ousadas e irreverentes de organização e transformação.

 

Formado por Antonio Rosales (clarinete baixo), Juan José García (contrabaixo) e José Luis Hurtado (piano), o Low Frequency Trio é um dos poucos ensembles do mundo que toca música que foi escrita exclusivamente para eles. Seus membros mantêm uma intensa atividade internacional no campo da música contemporânea de concerto e, como um trio, se apresentaram ou realizaram residências no Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras, Centro de Artes San Luis Potosí, Conservatório de Las Rosas de Morelia, Festival Ecos y Sonidos, Festival Internacional Cervantino, Museu Universitário de Arte Contemporânea MUAC UNAM, Palácio de Belas Artes do México, Universidade do Novo México nos Estados Unidos, Universidade Nacional de Quilmes e Museu Manuel de Falla na Argentina.

 

Desde a sua fundação em 2016, o LF3 colaborou com mais de 20 compositores na criação e interpretação de obras inéditas e inovadoras para esta instrumentação única, cuja sonoridade coletiva ainda está por descobrir e com um repertório que, até hoje, era praticamente desconhecido.

 

Cada uma das obras será estreada virtualmente às quintas-feiras de outubro e novembro, às 20h CdMx, no canal do Low Frequency Trio no YouTube e na página do Facebook.

 

 

6 de outubro, 20h Abyss White por Susan Campos Fonseca – Costa Rica

13 de outubro, 20h Disrupção por Mizky Bernal Miranda – Bolívia

20 de outubro, 20:00 A Velocidade do Azul de Sofía Scheps – Uruguay

27 de outubro, 20h Casinhas de cristal iluminadas por María Laura Disandro – Argentina

3 de novembro, 20h Double by Yoly Rojas – Venezuela

10 de novembro, 20:00 Infinite Roots II por Claudia Sofía Álvarez Peru

https://www.facebook.com/LowFrequencyTrio

https://www.youtube.com/channel/UCuZALFfY62ezJ-gbGJye3ww