Q-SIÓN de México apresenta “El Vehemente Balance: Concerto monográfico do compositor João Pedro Oliveira”

Esta proposta consiste num material audiovisual em formato documental que inclui entrevistas e gravações das obras do compositor, tendo como principal busca a troca de conhecimentos culturais entre Portugal e o México.

 

A obra musical, como eixo central deste material audiovisual, contempla os temas do equilíbrio, da música eletroacústica contemporânea, e um olhar sobre os conceitos da natureza sintética das cidades, a substituição dos ecossistemas e a relação destruição/construção das grandes cidades como parte de um olhar para a ecologia e sustentabilidade. Tal material contempla a cidade de Monterrey, Nuevo León, como um lugar único e fundamental.

 

A obra do maestro João Pedro, Kinetic Energy, Bridges and Gardens, Pulsar, In the house of the Glass King e On the Rocks, procura atingir novos públicos através da distribuição em plataformas digitais de uso corrente (Facebook, YouTube, Instagram). São obras cuja instrumentação é o conjunto de percussão em formato acústico e eletroacústico sobre suporte fixo, recentemente criadas pelo compositor português.

 

Estas obras não foram gravadas em áudio ou vídeo, pelo que se fará um importante registo deste compositor português que se afirma como um dos mais relevantes da atualidade.

 

3 de dezembro: Multifónico

7 de dezembro: Expresiones Contemporáneas

9 de dezembro. FAMUS UANL

16 de dezembro. ESMDM

21 de dezembro. Q-SIÓN