Selma Uamusse (Moçambique/Portugal) e a Foli Griô Orquestra (Brasil) convidam ao lançamento do single Ngoma em formato digital

“Ngoma” significa tambor nas línguas africanas Bantu, que é a familia de instrumentos sagrados homenageados nesse encontro internacional lusófono entre Selma Uamusse (Moçambique/Portugal) e a Foli Griô Orquestra (Brasil). Ambos artistas tem pesquisas com os ritmos tradicionais de seus países e a combinação desses conhecimentos gerou esse potente e dançante resultado, que fala sobre celebração. A letra tem inspiração no poema “Quero ser Tambor” de José Craveirinha (Moçambique).

 

Selma Uamusse é uma cantora moçambicana nascida em 1981, que vive em Portugal desde 1988. Canta profissionalmente desde a adolescência, tendo uma carreira musical muito diversificada. Uamusse explora as raízes do seu país de origem, utilizando ritmos e letras moçambicanas em línguas nativas e  instrumentos tradicionais como a timbila e a mbira, combinando tudo com timbres eletrônicos e outras referências que espelham as suas diversas influências.

 

A Foli Griô Orquestra é um grupo musical do Rio de Janeiro que surgiu em 2015. O grupo é composto por 10 músicos e explora a integração de ritmos tradicionais brasileiros (como o Maracatu de Baque Virado, o Boi, o Jongo, o Candomblé ) com o Afrobeat nigeriano. O primeiro álbum do grupo, Ajo, contou com a participação de Lenine e foi indicado ao Grammy Latino de 2019 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.

 

15 Outubro 2022 em https://open.spotify.com/artist/5LzjkRAGnEbfmZkt2CAiNl