Será realizado em 2º. Simpósio de Música no Paraguai – A Guarânia Patrimônio Cultural Imaterial do Paraguai para o Mundo

A Secretaria Nacional de Cultura (SNC) organiza o “2º Simpósio de Música no Paraguay: Guarania, Patrimônio Cultural Imaterial do Paraguai para o Mundo” com o lema em guarani “Taipu rory ñane remiandu – Deixe nosso sentimento soar feliz”. O evento é patrocinado pelo programa Ibermúsicas, a Direção Nacional de Propriedade Intelectual (DINAPI), a Faculdade de Arquitetura, Design e Arte (FADA) da Universidade de Assunção (UNA) e as sociedades de gestão coletiva: Entidade Paraguaia de Artistas Intérpretes ou Performers (AIE), Autores Paraguayos Associados (APA) e a Sociedade Gestora de Produtores Fonográficos do Paraguai (SGP).

Incluirá temas como “Guarânia e música contemporânea”, “Poesia na Guarânia”, “O popular e o sinfônico na Guarânia”, “Guarânia no contexto sócio-histórico atual” e “Vistas de Guarânia da América Latina”, entre outros.

Será na quinta-feira, 17 de novembro e sexta-feira, 18 de novembro, no Sítio da Memória e Centro Cultural 1A Ycuá Bolaños com acesso gratuito, prévia inscrição online. O Simpósio reunirá músicos e estudiosos da música do Paraguai em torno de uma profunda reflexão sobre o Guarânia, para apoiar e acompanhar a nomeação deste gênero musical como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade perante a UNESCO, a ser apresentado pelo Paraguai em 2023.

Na cerimônia de encerramento, no dia 18 de novembro, será anunciado o trabalho premiado no Concurso Ibero-Americano “La Guarânia, trilha sonora paraguaia para o mundo – Criação da Canção”.

 

Sítio da Memória e Centro Cultural 1 A Ycuá Bolaños

17 e 18 de novembro

www.cultura.gov.py

https://forms.zohopublic.com/secretaranacionaldecultura/form/2doSimposiodelaMsicaenel

Paraguay/formperma/bL4qMOdxUhJB5BBYJqS6xem-UkDyBk0n8wbt78Nhh1M