Um júri composto por importantes compositoras e compositores realizou o processo de qualificação e seleção das obras vencedoras do “Prêmio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra” 2022

Com o objetivo de incentivar a criação de novas obras e ao mesmo tempo possibilitar sua estréia, Ibermúsicas concebeu este concurso no qual oito obras de oito artistas ibero-americanos apresentadas por oito conjuntos da região foram premiadas. O prêmio inclui a premiação das obras vencedoras por ensambles ou grupos de países designados que não os da nacionalidade do compositora ou compositor. Isto se destina a fomentar o crescimento de uma rede que liga a criação, o desempenho e a cooperação entre nossos países.

O júri, composto por Hilda Paredes do México, Leonardo Martinelli do Brasil e Cergio Prudencio da Bolívia, trabalhou intensamente para selecionar as XX obras vencedoras dentre as 28 apresentadas para o concurso. O júri destacou o altíssimo nível artístico de muitos dos trabalhos submetidos ao concurso. Todos os trabalhos foram escolhidos por consenso absoluto entre os três membros do júri.

Nesta edição em particular, foi decidido chamar de volta dois dos mestres que fizeram parte do júri na edição do ano passado (Cergio Prudencio e Leonardo Martinelli) para que pudessem fazer uma avaliação das diferentes modalidades que este concurso teve nestas duas últimas edições.

É com orgulho e alegria que anunciamos os nomes dos ensambles selecionados, das obras vencedoras e de suas criadoras e seus criadores   AQUI