Um notável trabalho que chega desde o Uruguai: Os baixos do Candombe

Nacho Mateu e Marcos Expósito coincidiram no estudo do baixo e desenvolveram, paralelamente, destacadas carreiras como instrumentistas de sessão e de seus próprios projetos. Há sete anos, por pura curiosidade, e cada um por seu lado, começaram a transcrever peças chaves do candombe e do candombe fusão à linguagem musical e tiveram a ideia de fazer algo mais com esse trabalho em comum. O resultado final é Os baixos do Candombe, um livro de 404 páginas que abre com humildade, respeito e extremo cuidado uma porta para a história do candombe.

Esta publicação de grande formato, publicada no início de 2021, compila, sistematiza, divulga e ensina as diversas variantes que ao longo dos tempos, músicos, compositores e tocadores foram inventando e descobrindo para acompanhar o candombe como gênero musical e manifestação cultural. Os baixos do candombe, todos distintos e todos parte da mesma espécie, convivem neste livro junto a entrevistas aos referentes e pioneiros do candombe uruguaio e mais de 50 partituras e Grooves em formato play Along para aprender tocando. Contribuindo para a posteridade, o material amplifica o interesse pelo candombe e seu reconhecimento como legítima contribuição do Uruguai à cultura mundial.

Terça-feira 2 de maio de 16 a 19 hs. Evento em modalidade virtual em colaboração com UNILA (Universidade da Integração Latino-americana, Brasil)