A Fundação Amigos do Silêncio deu início ao ciclo de videoconferência “Contraponto Transoceânico” no marco do XIII Encontro de Música Antigua em Villa de Leyva, Colômbia

“Contraponto transoceânico: vigência dos tons humanos”, é um ciclo de seis videoconferências (webinar) emitido a cada duas semanas, entre 29 de junho e 7 de setembro de 2021. Visa a formação no domínio das práticas musicais de interpretação histórica e as suas ligações com as práticas musicais tradicionais actuais. Este projeto de formação digital visa fortalecer os Territórios Sonoros, em sua função de reconhecer os fluidos culturais do país e consolidar os espaços das escolas de Música como tecido protetor e transformador das tradições. Será de interesse para pesquisadores, historiadores, músicos de ofício, professores de música e produtores musicais.

A seguir, as temáticas que serão abordadas e suas respectivas datas: Os territórios soam (29 de junho), Palavra rimada e palavra cantada (13 de julho), Sem música não há dança (27 de julho), Tocando em forma (10 de agosto), Com todos os brinquedos (24 de agosto), De menestréis a influencers (7 de setembro) de 2021, Os territórios soam – nova transmissão (21 de setembro).