A guitarrista mexicana Nadia Borislova leva a sua Poesia em seis cordas ao Chile

O projecto “Poesía en seis cuerdas” será realizado sob a forma de concertos, conferências e master classes na Universidade do Chile.

 

Nadia Borislova é guitarrista e compositora. Nasceu em Moscovo, Rússia, e adquiriu a nacionalidade mexicana em 1995. Estudou Guitarra e Direcção de Orquestra de Instrumentos Folclóricos Russos no Conservatório Gnesinij em Moscovo. No México, completou os seus estudos de mestrado e doutoramento em música na Faculdade de Música da UNAM. A carreira de Borislova como concertista tem sido constante e intensa desde 1988.

 

Tem dado concertos, cursos e palestras em importantes fóruns na Rússia, França, Hungria, Espanha, Itália, Estados Unidos, Canadá, Costa Rica, Brasil, Panamá, Peru, Cuba, Paraguai, Marrocos e México, onde também participou como membro do júri em Concursos de Guitarra e Composição. A sua obra foi publicada na Rússia, México, Itália, Suécia, Espanha, Panamá, Argentina, Estados Unidos e Canadá.

 

Gravou mais de 30 CD e recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais como intérprete, compositora, investigadora, professora, gestora e diretora de grupos. De 2019 a 2021 foi beneficiária do Programa Creadores Escénicos com Trayectoria do Fondo Nacional para la Cultura y las Artes.

 

Desde 1994 até à data, trabalhou como professora na Faculdade de Artes da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.

 

Nadia Borislova deslocar-se-á ao Chile graças ao apoio do Ibermúsicas na sua linha de acção de Ajuda ao Sector Musical para a Circulação Ibero-Americana.

 

  • 12 de junho, 12:00-13:00: Palestra “Écfrasis musical: música para guitarra baseada en la poesía”
  • 12 de junho, 13:00-14:00: Concerto-apresentação do livro “O caderno do guitarrista mais pequeno”
  • 14 de junho, 18h30: Concerto “Poesia em seis cordas”. Artistas convidados: Ximena Matamoros (Chile) e Emiliano Pardo-Tristán (Panamá-EUA)
  • 15 de Junho, 9:00-13:00: Masterclasses de guitarra. Divulgação de conhecimentos às novas gerações de criadores e intérpretes.

 

Sala Isidora Zegers, Faculdade de Artes, Universidade do Chile, Santiago do Chile