A viola campaniça de Portugal e a viola caipira do Brasil encontram-se no espectáculo “Pedro Mestre canta os 60 anos de Chico Lobo”

E em comemoração dos 60 anos do violeiro Chico Lobo, que o violeiro português Pedro Mestre, acompanhando de seus músicos leva para o estado de Minas Gerais,  uma história antiga com o aniversariante, para uma circulação, que faz parte do FESTTO – Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni. O show passará pelas cidades mineiras de Paracatu, Minas Novas, Pavão, Teófilo Otoni e Belo Horizonte.

 

A turnê iniciará em Paracatu, na mesorregião noroeste, em seguida Minas Novas no Vale do Jequitinhonha e chegará no FESTTO – Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni, nas cidades de Pavão e Teófilo Otoni no Vale do Mucuri. O encerramento acontecerá na capital, Belo Horizonte será palco do encontro final dos artistas e convidados. Pedro Mestre, vindo diretamente de Portugal subirá ao palco para celebrar o encontro de violas portuguesas e brasileiras comemorando os 60 anos de Chico Lobo.

 

O português Pedro Mestre tem dedicado sua vida à música tradicional alentejana, desenvolvendo vários projetos nesta área enquanto músico, compositor, cantor, tocador/construtor de viola campaniça, instrumento que aprendeu a tocar com os Mestres, Manuel Bento e Francisco António. É coordenador do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso. Pedro Mestre é hoje considerado um dos principais artistas portugueses na divulgação da música tradicional da viola campaniça do Alentejo e do Cante Alentejano, patrimônio da Unesco. É vencedor do Prêmio Carlos Paredes. Sua relação com Chico Lobo vem desde 2006.

 

O brasileiro Chico Lobo é violeiro, compositor e cantador. Natural de São João Del Rei (MG) – cidade eleita Capital Brasileira da Cultura 2007, cujo jingle oficial é de sua autoria. Chico Lobo tem mais de 40 anos dedicados ao rico universo da viola caipira — instrumento típico de 10 cordas. Artista carismático toca viola caipira desde os 14 anos. A crítica o considera um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de popularização da tradição musical do cenário brasileiro. Sua carreira já o levou a inúmeros palcos do Brasil e do mundo, como: Canadá, Chile, China, Colômbia, Itália e Portugal.

 

Esta digressão conta com o apoio do Programa Ibermúsicas através das Ajudas ao Sector Musical para a Circulação Iberoamericana.

 

 

  • 07 de junho 20h: Casa da Cultura – Paracatu, Minas Gerais – Brasil
  • 09 de junho 20h: Praça Dr. Badaró – Minas Novas, Minas Gerais – Brasil
  • 10 de junho 10h: Feira Coberta – Pavão, Minas Gerais – Brasil
  • 10 de junho 20h: Casarão da Cultura – Teófilo Otoni, Minas Gerais – Brasil
  • 11 de junho 18h: Cine Theatro Brasil Vallourec – Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil