Catálogo musical

Filtros

Instituto Imersão Latina


Brasil

Institución

O Instituto Imersão Latina (Imel) é uma associação de escritores, jornalistas, produtores culturais, pesquisadores e artistas independentes formado por ativistas que trabalham na defesa dos povos da América Latina. A diversidade cultural, a comunicação como um direito universal e a acessibilidade aos bens culturais permeiam os objetivos dos projetos realizados pelo Instituto, sempre de modo coletivo. Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais e atuação internacional, o Imersão Latina completará quinze anos em outubro de 2020. Os canais permanentes de comunicação são: o site imersaolatina.com, o blog diário imersaolatina.blogspot.com, o facebook.com/imersaolatina e os blogs e páginas dos projetos desenvolvidos pelo Instituto e de parceiros, como o Coletivo Contorno, escritório criativo sede do Imel. Somos uma associação de escritores, jornalistas, produtores culturais, pesquisadores e artistas independentes. CNPJ: 11.861.797/0001-38 Inscrição Municipal:258.853.001-4 Sede: Espaço Criativo Coletivo Contorno Avenida do Contorno, 4640, sala 701 -Funcionários Belo Horizonte/MG – CEP: 30110-028 55 (31) 3227-6869 whatsapp / Telegram: 55 (31) 988119469 e-mail: imersao@imersaolatina.com Diretoria atual Nelson Rodrigues Pombo Jr. – Presidente Rosangela Ferris – Vice-presidente Aloísio Soares Lopes – Primeiro Secretário Avelin Kambiwá – Segunda Secretária Verlaine de Assunção Prado – Tesoureira Conselho Fiscal: Brenda Marques Pena Paloma da Matta Machado Pâmilla Vilas Boas Costa Ribeiro Vicente Ferrer Lima Conselho Consultivo: Aline Cântia Correa Miguel Adriana Luiza Barbosa Borges Alexei Padilha Fernando Barbosa e Silva Iara Abreu

Ver detalles

Samba de Maragogó


Brasil

Agrupación

Samba

Afrobrasileiro

Origem do nome MAR – significa onde o grupo nasceu a beira do mar, na comunidade carente de Ponta do Souza, cercado por extensos manguezais na qual, os moradores desta sobrevivi e GOGÓ- significado é porque o samba era feito no gogó, e na palma da mão, naquela época existia pouco instrumentos e as músicas na maioria das vezes era só na voz e na palma da mão então, essa foi a razão do nome. Entretanto, fizemos uma junção “MARAGOGÓ” ou seja, Samba de Maragogó que ficou assemelhado com o nome da nossa cidade de Maragojipe. O Samba de Maragogó já existia a muitos anos , mais juridicamente foi registrado em Ata no dia 03 de abril de 2006 . Maragojipe é uma cidade muito bonita e antiga do recôncavo , conhecida entre outras pela sua olaria tradicional, pelo marisco em abundância e pela festa do Padroeiro São Bartolomeu no mês de agosto. As tradições populares de Maragojipe com seus reisados Bumba-meu-boi , e principalmente o Grupo Samba de Maragogó que se realiza nas festas de caruru , aniversários e na Kermesse que estão sendo revitalizados pela Roda de Samba de Maragogó . Este grupo canta samba de tradição oral como também composições próprias nas modalidades samba corrido , samba chula e samba versado que exige a capacidade de improvisar na hora os versos de resposta no samba . O Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó se apresenta com dois pandeiros , um rebolo , um cavaquinho , uma sanfona , dois tamborins , dois atabaques , um violão , um triângulo e cinco sambadeiras dentre elas uma mirim, todas vestidas a caráter que também respondem no coro .

Ver detalles

Colectivo Sedajazz


España

Institución

Desde su fundación en 1991 como colectivo de músicos independientes, en la pequeña población valenciana de Sedaví, Sedajazz ha recorrido un largo camino. Sedajazz se ha vivido como el lugar de encuentro para crear jazz; ese taller de aprendizaje continuo en el que hemos dejado el corazón y la piel.  Francisco Ángel Blanco “Latino”. Director Musical. Sedajazz. Hoy Sedajazz se ha convertido en una empresa de gestión musical que cuenta con una oferta de más de cien músicos profesionales formados en contacto directo con lo mejor del jazz internacional.  Bajo distintas presentaciones, -big band,  ensemble, dixieland, marching band, orquesta, grupos de cuerda, trios, cuartetos,…- el colectivo de músicos de Sedajazz ofrece la posibilidad de múltiples sonoridades y espectáculos muy diversos, que los han llevado a estar considerados por especialistas y público aficionado, como una de los mejores y más completas agrupaciones de músicos de jazz del panorama actual europeo.  Pero la oferta de Sedajazz abarca también la organización integral de eventos musicales y formativos, tanto en sus aspectos puramente organizacionales como en los técnicos y de promoción.  Gracias al esfuerzo y colaboración de todo su elenco de artistas, Sedajazz significa además, una iniciativa cultural de acercamiento a la música. Con la creación de seminarios internacionales, cursos y talleres de formación en los que participan primeras figuras del jazz mundial, este colectivo pone de manifiesto su saber hacer y su capacidad pedagógica; tal como avala el éxito obtenido, así como el reconocimiento mediático e institucional.

Ver detalles

Drik Barbosa


Brasil

Banda

Afrobrasileiro

Os versos afiados de uma voz feminina chamaram atenção na música “Mandume”, lançada por Emicida em 2015. Tratava-se de Drik Barbosa, jovem rapper que desenvolveu as suas habilidades de freestyle na Batalha do Santa Cruz, berço do rap contemporâneo (dali, despontaram nomes como Rashid, Projota e o próprio Emicida). Nascida em São Paulo, Drik (pronuncia-se Drika) compõe desde os 14 anos de idade. Por ir além das rimas, foi convidada para cantar o refrão de alguns raps. Assim, colaborou em faixas de artistas como Flow MC, Amiri, Marcello Gugu, Projota e DJ Caique. Em 2013, ao lado de Emicida, participou da música “Aos Olhos de uma Criança”, da trilha do filme “O Menino e o Mundo” – um longa metragem de animação feita por Alê Abreu. Foi em 2018, contudo, que a cantora e compositora deu o passo mais sólido da sua carreira. Ao lançar o EP Espelho, que transita entre o rap e o R&B, Drik pode delinear melhor a sua personalidade e também mostrar a sua potência no palco. Com direção musical assinada por Grou, o trabalho de quatro faixas saiu pelo Laboratório Fantasma e lista as participações especiais de Rincon Sapiência e Stefanie Roberta. A paulistana se prepara para lançar o seu primeiro disco-solo, que chega com o apoio da Natura Musical. Ela deu a primeira (e poderosa) amostra desse novo trabalho com o single “Quem Tem Joga” no qual caiu em um funk ao lado das cantoras Karol Conka e Gloria Groove. O videoclipe da faixa passou a marca de 2 milhões de views. Após ter passado pelo palco do Sumol Summer Fest 2018 em um show inédito, conectando artistas e Djs em torno da cultura Hip Hop lusófono, agora ela planeja sua volta para compartilhar o novo projeto que carrega seu próprio nome para realizar o intercâmbio apresentando os elementos da música afrobrasiliera e a força de uma jovem mulher negra talentosa que vem destacando sua obra conquistando espaço e prestígio.

Ver detalles

A música colonial mineira além das fronteiras do Brasil


Brasil

Coro

Vocal/Coral

Barroca

A proposta tem como objetivo difundir a música colonial mineira, ainda pouco conhecida fora do Brasil, em festivais internacionais de música antiga. Pretende-se mostrar a riqueza da música produzida no Brasil entre os séculos XVIII e XIX, em especial aquela do estado de Minas Gerais, por meio de peças escritas para coro e piano ou órgão, a um público exigente e especializado.

Ver detalles

Marcos Pablo Dalmacio


Brasil

Solista

Solistas

Renacentista

Multi-instrumentista y compositor, desde el comienzo de sus estudios se vio interesado por otros aspectos de la práctica musical, que lo llevaron prontamente a dedicarse con igual interés a la composición, al violín, viola, musicología, dirección orquestal e interpretación de instrumentos de época (vihuela, laúd, guitarras renacentista, barroca, clásico-romántica, guitarras de 8 y 10 cuerdas, terz guitar y mandolina). Ha ofrecido conciertos, masterclass y conferencias en festivales, universidades y conservatorios en Argentina, Uruguay, Paraguay, Perú, España, Portugal, Francia y en numerosas regiones de Brasil. Marcos Pablo Dalmacio posee un repertorio que incluye desde piezas del renacimiento interpretadas en la vihuela, la guitarra renacentista y el laúd, hasta estrenos de obras recientes para guitarra y orquesta, y ha registrado parte de este repertorio en cuatro trabajos discográficos. Activo también como compositor, cuenta con varias obras estrenadas, desde solos instrumentales, pasando por obras de música de cámara hasta composiciones para coro y orquesta, con estrenos e interpretaciones en Argentina, Brasil, Uruguay y en los Estados Unidos. Dalmacio es Director Artístico y violinista de la Orquestra de Cordas da Ilha (Florianópolis, Santa Catarina) con la cual realizan conciertos en numerosas ciudades, presentando siempre programas que incluyen primeras audiciones en Brasil de obras de diversas épocas; y Director Artístico del Festival Internacional de Guitarra de Balneario Camboriú.

Ver detalles

Cambio de Roles


Brasil

Compositor

Tango

MPB

MPB

Guilherme Kafé busca na Argentina inspiração para uma nova etapa de sua carreira musical. Após lançar seu primeiro álbum e gravar seu terceiro EP, o músico pretende desenvolver um trabalho de composição em parceria com músicos locais com os quais já se apresentou anteriormente no Brasil. O Cambio de Roles propõe, como o próprio nome já diz, uma troca. Kafé vai até a Universidad Nacional de La Plata ensinar sobre música brasileira, e em troca pretende aprender mais da música argentina, sempre tão presente em seu processo de composição e com recursos diversos que seguramente auxiliarão na criação deste novo repertório.

Ver detalles

Fred Ferreira


Brasil

Compositor

Contemporánea

Música de Cámara

Folclor Fusión

Free Jazz / Avant-Garde (Jazz)

Compositor formado pela UNICAMP e instrumentista renomado. Realiza projetos como arranjador, trilhista, diretor musical e instrumentista (guitarra elétrica, sintetizadores, viola de orquestra, instrumentos de corda em geral). Nos últimos tempos, tem se voltado para projetos multimídia e com formatos que extrapolam os tradicionais, com uso de máquinas, imagem e performance permeando o discurso musical. Pesquisador da riqueza e diversidade da música popular brasileira em conexão com procedimentos de composição dos séculos XX e XXI.

Ver detalles

Bruno Messias e Tambor de Primeira


Brasil

Agrupación

Afro

Folclor

Afrobrasileiro

MPB

Cantor, ator e tamborzeiro, Bruno Messias desenvolve, desde 2008, atividades ligadas à cultura negra no Brasil e no exterior. É arte-educador do projeto Meninos de Minas e com o grupo homônimo ministrou oficinas e realizou shows em Portugal, Espanha, Alemanha e EUA. Já dividiu o palco com os artistas Sérgio Pererê, Jaime Além, Nair Cândia, com o grupo No Chilla (Argentina) e os Alentejanos (Portugal) e participou com Mauricio Tizumba e Naná Vasconcelos do 49o Festival Villa Lobos no Rio de Janeiro/RJ, entre outros shows e festivais pelo país. O Grupo Tambor de Primeira , é Oriundo do Projeto Meninos de Minas formado por ex-alunos do projeto que se profissionalizaram. O grupo propõe novas leituras para as musicalidades presentes no Congado Mineiro ressignificando ritmos e cantos congadeiros a partir de um olhar jovem e propositivo.

Ver detalles