Chega a estreia de  “Desde el lugar del misterio”, a obra de Aurés Moussong, obra vencedora do Concurso Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra

Pulsat Percussion Group, estreará a obra “Desde el lugar del misterio” para quarteto de percussão do compositor mexicano Aurés Moussong. “Desde el lugar del misterio” é conformada por quatro alusões poéticas, quatro movimentos inspirados na poesia anónima pré-hispânica, com aproximadamente 600 anos de antiguidade.

 

Embora não haja texto cantado, essa alusão é representativa, trazida pelo quarteto de percussão. São, então, canções sem palavras. As percussões, juntamente com os instrumentos de sopro, eram os principais instrumentos utilizados nas culturas préhispânicas para estabelecer comunicação e equilíbrio com os elementos da natureza e para os ritos religiosos. É por isso que a percussão foi a escolha de Aurés Moussong para evocar aquele mundo antigo.

 

A obra procura evocar reflexões e imagens, habitadas por um imaginário sugestivo, por vezes imbuído de sagrado. Para isso, Moussong recorre a uma rica variedade de instrumentos de percussão que incluem algumas de origem préhispânica como o teponaztli, o huehuetl ou os ossos do frade, substituídos por instrumentos modernos em sua representação sonora.

 

Sexta-feira 5 de agosto 21:30. Conservatório de Música do Porto, Porto, Portugal