Chega uma prévia do “Encuentro Amalia – Gardel”, o trabalho entre artistas argentinos e portugueses que entrelaça os mundos de Amalia Rodríguez e Carlos Gardel

O Projecto Encontro Amália/Gardel, consiste na gravação de um álbum musical de homenagem a estas figuras emblemas do Fado e do Tango. O disco terá como voz principal Karina Beorlegui, que tem vindo a fazer desde há 22 anos um cruzamento entre os dois géneros. A produção musical será em co-participação entre Nacho Cabello (Argentina) e Ricardo Martins (Portugal). Será gravado e terá convidados fadistas e tangueiros dos dois países.

 

O Tango e o Fado foram nomeados Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Ambos os géneros têm muito em comum desde a sua génese relacionado com a cultura urbana de ambos os portos de Lisboa e Buenos Aires, Coimbra e Montevideo. As influências de migrações e exílios, tripulantes e marinheiros de passagem, pescadores, subúrbios e boémia poética forjaram-nos até à mesma época e como um espelho, sobreviveram mesmo com o avance de todas as outras expressões musicais, passando até por momentos de certa letargia, ressurgindo há cerca de 20 anos com novos expoentes e intérpretes, compositores e poetas, surgindo até ao redor deles uma indústria cultural até ao mundo de hoje.

 

Amália Rodrigues, sabe-se que era admiradora de Carlos Gardel. Gostava dos seus tangos, como por exemplo “Arrabal Amargo” e “Cuesta Abajo” e começou a sua juventude cantando as suas canções entre fado e fado para admiração de quem a escutava. Gardel morreu num trágico acidente em Medellín em 1934 e Amália, mais jovem, viveu até ao ano de 1999 transformando-se numa figura de igual magnitude. Este disco tenta realizar um encontro musical imaginário através dos jovens intérpretes.

 

Duas das canções do álbum já podem ser ouvidas: “Caprichosa” fado de Froilan Aguilar,que fora cantado por Gardel, nesta versão com a participação de Hernán Cucuza Castiello e “Yira Yira” de E. S. Discépolo.

 

https://orcd.co/xbxemgk