Com um grande trabalho de recuperação de Choros esquecidos chega o Festival Lusossonia

El concierto del Festival Lusossonia pondrá en evidencia géneros musicales nacidos bajo el influjo de Brasil y Portugal, tales como fados, maxixes, sambas y choros a principios del siglo XX. El repertorio contará con obras originalmente grabadas por las industrias fonográficas brasileñas y portuguesas de este período, con especial destaque para artistas y géneros musicales que cruzaron repetidas veces el Atlántico.

O concerto do Festival Lusossonia colocará em evidência géneros musicais nascidos no influxo entre Brasil y Portugal  tais como fados, maxixes, sambas e choros no início do século XX. O repertório contará com músicas originalmente gravadas pelas indústrias fonográficas brasileiras e portuguesas deste período, com especial destaque para artistas e gêneros musicais que cruzaram repetidas vezes o Atlântico.

A recriação deste repertório – que jaz hoje esquecido em discos de 78 rpm em acervos tanto no Brasil quanto em Portugal – será realizada através de arranjos especialmente escritos para o concerto por músicos do Clube do Choro do Porto e que terá um caráter didático, através de contextualizações históricas sobre géneros musicais, tais como o fado, o choro, o maxixe e o samba.

O termo “lusossonia” foi criado pela etnomusicóloga Susana Sardo para designar o conjunto de práticas musicais compartilhadas em países e territórios lusófonos. O Festival Lusossonia, está focado na recriação artística de gêneros musicais nascidos no influxo Atlântico.

O Festival prevê a realização de um concerto em maio de 2022 e de uma mesa redonda com especialistas no tema, a se realizar em junho de 2022. O Concerto do Festival Lusossonia será realizado em modelo híbrido: com a participação de plateia e através de transmissão online em simultâneo pelas redes sociais.

28 de maio, 21:30. Concerto em streaming desde Espaço Mouco – R. de Frei Heitor Pinto 65, 4300-252 Porto, Portugal

https://www.youtube.com/watch?v=gbKo3LgIiIg

@festivallusossonia