Gonzalo Fernández (Zongo) de Galápagos, Equador, concluiu sua residência criativa “Sons de América” em Imersão Latina de Belo Horizonte, Brasil

O projeto “Sons da América”, investigou desde o início as relações musicais conscientes e inconscientes entre Equador e Brasil. Esta experiência artística e cultural deixa como aprendizagem uma grande fraternidade e conexão entre as e os artistas que participaram na mesma. Palestras, conferências virtuais, música e histórias culturais foram compartilhadas e resultaram na criação de duas músicas: “Bomba Brasil – Equator” (bomba equatoriana) e “Rosa dos Ventos” (samba bossa).

Estas duas músicas originais refletem as culturas em seus sons, por um lado uma bomba equatoriana do Vale do Chota, composta por gente do Brasil, cantada em português e espanhol, e tocada por um equatoriano, por outro lado, uma bossa nova composta por um equatoriano e cantada em português por artistas brasileiros, esta fusão demonstra como as culturas latinas se relacionam e fortalecem, assim como também nos ensina que as distâncias não têm por que ser um problema no momento de criar.

Esta foi a primeira experiência do Imersão Latina de modo virtual.

Ver vídeo em: youtube.com