O artista mexicano Alfredo Sánchez de la Luz apresenta Fantasmata: entre a memória intermitente e o imprevisível acontecer do movimento

Alfredo Sánchez de la Luz é um artista interdisciplinar do México. O seu trabalho estético gira principalmente em torno da música com meios electrónicos e da fotografia, onde os seus principais campos de interesse se desenvolveram a partir de trabalhos com meios electrónicos num sistema multicanal, instalações audiovisuais, performances e vários projectos interdisciplinares que incluem auto-retratos.

 

As temáticas que trabalha estão relacionadas com a estética do corpo humano, cujo discurso pretende problematizar aspectos como a mania, a memória e a violência através do corpo.

 

O seu repertório musical inclui obras instrumentais, acusmáticas, mistas, live electronic, instalação e performance. As suas composições têm sido apresentadas em vários locais e festivais no México: Centro Multimedia, Fonoteca Nacional, Ollin Yoliztli, Bellas Artes, Plaza Legorreta CNA, Blas Galindo, Centro de las Artes de San Luis Potosí, Festival Internacional Cervantino, Festival Ecos Urbanos, Media Mix Fest, Foro Internacional de Música Nueva, entre outros.

 

Fantasmata é a criação de duas peças musicais com meios eletrônicos e um ensaio que reflete sobre o conceito de fantasmata desenvolvido por Giorgio Agamben e as suas possíveis implicações para as duas obras musicais acima mencionadas. As peças e o ensaio serão desenvolvidos no âmbito do Curso de Pós-Graduação em Criação Sonora da Universitat de Barcelona, que é ministrado entre fevereiro e junho. Este curso de pós-graduação é realizado com o apoio do Ibermúsicas através das Ajudas à especialização e ao aperfeiçoamento artístico e técnico do sector musical.

 

Terça-feira, 6 de Junho, 19h00, El Hangar, c/Emilia Coranty 16, Barcelona, Espanha