O conjunto de guitarras mexicanas Sicarú apresentará em Cuba o seu álbum “Candombe – Afro-American music for guitar ensemble”

Sicarú é o conjunto de guitarras mexicanas mais premiado internacionalmente, incluindo o primeiro lugar no Concurso Internacional de Conjuntos da Guitar Foundation of America (2017). O percurso musical de Sicarú levou-o a actuar na Áustria, Brasil, Croácia, Cuba, Eslováquia, Estados Unidos, Hungria, Itália, México, República Tcheca e Uruguai. Inicialmente criado como um octeto em 2010 por Rodrigo Lara Alonso, Sicarú é hoje um ensemble com um número variável de membros.

 

Sicarú desloca-se a Cuba não só para dar um concerto, mas também para realizar um pequeno documentário em colaboração com a Casa de las Américas. O documentário, que é uma iniciativa apoiada pelo Programa Ibermúsicas através da sua linha de Ajudas ao Sector Musical em Modalidad Virtual, pretende mostrar que os géneros musicais afro-americanos, para além de serem claramente identitários, representam uma centralidade epistémica na música de concerto. Através de conversas com especialistas em temas afro-americanos, com a única violonista clássica afro-mexicana da actualidade e com o criador do projecto, será contada a história do Candombe, um projecto que preenche um vazio na música clássica de guitarra, colocando três elementos marginais na música de concerto numa posição central: o afro, a guitarra e a mulher. Trata-se de um projecto sui generis, uma vez que, no campo da chamada música de concerto/académica, a música latino-americana e caribenha com elementos africanos é ainda valorizada com um certo exotismo e não como uma questão de identidade. O elemento afro, a nível continental, é claramente central, não marginal ou exótico.

 

Casa de las Américas, fundada em 1959 por Haydée Santamaría, promove, investiga, patrocina, premia e publica o trabalho de escritores, artistas plásticos, músicos, artistas de teatro e acadêmicos de literatura, artes e ciências sociais do continente. É um ponto de referência para as questões afro-americanas a nível continental.

Quarta-feira, 14 de Junho, 17 horas. Basílica Menor do Convento de São Francisco de Assis, La Habana Vieja, Cuba

 

www.youtube.com/sicaruguitar

www.facebook.com/sicaruguitar

https://sicaruguitar.com/