O Ensamble A Tempo do México realizará dois concertos nos quais serão estreadas obras de Sebastian Quesada e Victor Marquez Barrios

No âmbito da Ajuda de Ibermúsicas o Ensamble A Tempo realizará dois concertos em que estreará obras especialmente criadas para este ensamble no âmbito de uma bolsa concedida pelo Ibermúsicas. As obras são “…Sueño con Alas de Vidrio” de Sebastian Quesada (Costa Rica) e “El Pikiriko” de Victor Marquez Barrios (Venezuela).

 

Ensamble A Tempo é um grupo de música contemporânea composto por artistas sediados em León, Guanajuato. O ensamble, após uma década de atividade, tem como objectivo a divulgação de nova música de compositores mexicanos, tendo também no seu repertório peças originárias de outros países.

 

O ensemble já se apresentou nos principais palcos de música contemporânea do país, incluindo o Festival Internacional Cervantino, o Festival Internacional de Arte Contemporáneo en León, o Festival ExNihilo, o Festival ExNihilo e o WhiteNoise.Fest, entre outros.

 

O ensemble é composto por Arantxa Carré – Flauta, Alejandro Alcázar – Oboé, Jalil Ramírez – Clarinete, Cristian Cruz – Fagote, Luis Flores – Trompete, Ulises Hernández – Piano, Rafael Melgar – Violino, Roberto Torres – Viola, David Rizo – Violoncelo, José Nicasio – Contrabaixo e Enrique Eskeda – Maestro.

 

O compositor e guitarrista venezuelano Victor Márquez Barrios tem um extenso catálogo de obras que inclui composições para vários instrumentos solistas, numerosos conjuntos de câmara, meios eletrônicos, coro misto e orquestra sinfónica. A sua música foi estreada, publicada e gravada por importantes solistas e grupos na América Latina, Europa e Estados Unidos, como o flautista Luis Julio Toro, o Ensamble enCayapa, o H2 Quartet e o duo Montes-Kircher, entre outros. Como compositor, joga com a ideia de esbater a linha divisória entre a música “popular” e a “clássica”. Uma fronteira desnecessária, inexistente na sua imaginação.

 

Sebastián Quesada é um compositor costa-riquenho formado pela Universidade da Costa Rica, vencedor do primeiro lugar no concurso Barbara Wagner. Estudou com grandes compositores como Ricardo Lorens, Charles Gran, Carlos Castro e Luis José Guerra. Estabeleceu-se recentemente em Michigan, EUA. Como compositor de música académica interessa-se por explorar a condição ambígua e subjectiva da música para sugerir imagens particulares, recorrendo a uma mistura de diferentes géneros e processos. As suas peças tentam abordar narrativas musicais relacionadas com a forma como nós, enquanto entidades sociais, percepcionamos o que nos rodeia.

 

Sábado, 3 de Junho, 19:00 h, concerto presencial “México Iberoamericano”, Centro Cultural Casa Cuatro, Guanajuato, México.

 

Quarta-feira 7 de Junho 19:00 h, concerto virtual “México Iberoamericano” em:

https://www.facebook.com/ATempoEnsamble

https://www.youtube.com/ATempoEnsamble