O Ensamble ECO da Costa Rica recebe o compositor argentino Gustavo De Leonardis que comporá três obras especialmente para o Ensamble

O Ensamble ECO é um agrupamento de música de câmara contemporânea com sede na Costa Rica. Sua missão é projetar a interpretação de música contemporânea de câmara latino-americana em nível universal. O Ensamble ECO foi fundado em 2018 para apresentar programas inovadores, explorar novos sons, comissionar novas obras e aumentar a conscientização sobre a arte contemporânea na América Latina; com o objetivo de desenvolver um ambiente que permita o enriquecimento da arte em todos os sectores da sociedade.

A residência compositiva que realizará Gustavo De Leonardis consistirá na composição de três novas obras escritas especialmente para o Ensamble ECO somando o trabalho em equipe entre intérpretes e compositor na Cidade de São José para montar e estrear as três obras em concerto no dia 20 de março no teatro Eugene O`Neill. O programa será completado com a estréia de outra obra de De Leonardis composta em 2016, para trio de violino, violoncelo e piano. Finalmente as obras serão gravadas em estúdio e editadas pelo conjunto. O nexo de união e ponto de partida entre o ensamble e compositor é a afinidade e busca estética comum no desenvolvimento e produção de obras enquadradas nas denominadas músicas repetitivas e no minimalismo desde uma perspectiva latino-americana. Tanto o conjunto como o compositor têm vasta experiência na produção destas músicas e é a partir dessas trajetórias de onde o projeto de edifica. A atividade se completa com várias conferências do compositor destinadas a estudantes de composição na Universidade da Costa Rica.

Gustavo De Leonardis nasceu em Mar del Plata, Buenos Aires, em 1977. É compositor, pianista e docente. Licenciado em Artes Musicais (Composição) pela Universidade Nacional das Artes (UNA). Foi aluno de Fernando Maglia, Carmen Baliero e Santiago Santero. Duas vezes vencedor (2018 e 2019) da convocatória anual para Residências no Exterior da Ibermúsicas e ganhador da Bolsa à Criação Individual do Fundo Nacional das Artes (2021). Além de compositor, é curador de concertos de música experimental e contemporânea e trabalha em colaboração com outros artistas e compositores como Daniel Melero. É docente na UNA em duas de suas unidades acadêmicas (Artes Musicais e Artes Multimédia). Suas composições se situam no cruzamento da música acadêmica, a música experimental e o rock.

● Quarta-feira 16 de março, conferência organizada para os estudantes de Carlos Castro e compositores interessados em participar.
● Quarta-feira 13 de abril, conferência virtual por ZOOM.
● Domingo 20 de março, 15:00 hs. Concerto no Teatro Eugene O’Neil.