O grupo Elena e a Orquestra Lunar da Costa Rica lança o vídeo de seu novo single “Afortunada’

Elena e a Orquestra Lunar lança um simples “Afortunada” como premissa de seu próximo material discográfico “Telescópio”, que vem carregado de um som Latino Experimental e Música do Mundo (World Music).

 

Nas palavras de Elena Zúñiga: “Telescópio” é companhia, ritual e esperança. Suas letras narram contos breves sobre o realismo mágico, relacionados com os costumes dos ancestrais como a semeadura, os vínculos sagrados entre humanos e animais, a navegação, a astronomia, a meditação e a conexão com a natureza que é nosso patrimônio e a voz que a humanidade deve escutar para avançar sabiamente.

 

“Afortunada” conta a história de uma viagem pelas montanhas e rios em busca de um pássaro que canta todas as manhãs, mas ninguém nunca o viu. Esta obra musical combina polirritmias africanas, notas pedal e paisagens sonoras com elementos da música clássica e étnica. A voz principal é um canto oscilante e livre que entrelaça todas as suas partes, e os instrumentos presentes como o violoncelo, o piano e o baixo; convidam a mergulhar numa sensação de transe e caminhada contínua, misturados com tambores tribais que evocam a dança; e um quijongo guanacasteco, instrumento autóctone da herança africana na Costa Rica, que mantém a energia do princípio ao fim.

 

“Afortunada” foi gravado em coprodução ligando a Costa Rica e Cuba; e conta com a participação da baixista cubana Yenly Medina. O lançamento de “Afortunada”, vem da mão do videoclipe que acompanha a canção, e um breve documentário que aborda o processo de composição do novo disco do agrupamento. Gravado em vários locais na Costa Rica, este material audiovisual se alinha com a proposta artística do grupo de aprofundar a relação e diálogo entre o Ser Humano e a natureza que o rodeia.

 

 

Integram o grupo Elena Zúñiga em produção musical,  direção, composição, arranjos e execução de: cordas, vozes e quatro venezuelano, Gerardo Mora em produção musical, arranjos e execução de bateria e percussão, Fabián Arroyo em arranjos e execução de piano e teclados, Allan Chinchilla em arranjos e execução de baixo elétrico.

 

 

1º de junho: lançamento do vídeo oficial

Link do youtube da estreia do videoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=YUoVBqjwuVM

 

8 de junho lançamento do documentário

Link do youtube da estreia do curto documentário https://www.youtube.com/watch?v=lRTAg2ihaXs