O músico mexicano Ik’Balam leva a sua proposta do Son Jarocho a Barcelona

O projecto musical de Ik’Balam será apresentado em Barcelona, Espanha, actuando no Can Batlló e na Casa Amèrica Catalunya. O músico mexicano Ik’Balam protagoniza um concerto em que o requinto jarocho (instrumento de Veracruz, México) assume uma dimensão diferente.

 

O intérprete é uma autoridade neste instrumento, historicamente relegado para o mundo da música tradicional. Nas mãos de Ik’Balam, o requinto jarocho é imbuído de uma atmosfera especial ao ser incorporado no contexto das sonoridades do jazz. Helio Martín del Campo na jarana (um instrumento de cordas dedilhadas) e Juan Galván na leona (um instrumento que desempenha a função de baixo) também fazem parte da proposta.

 

O projecto de Ik’Balam ganhou o prémio Ayudas al sector musical para la circulación iberoamericana do Programa Ibermúsicas.

 

Ik’Balam Moyrón Castillo, Tlalnelhuayocan, Veracruz, (1994). Músico, compositor e escritor, é o primeiro a fazer um percurso académico com um instrumento tradicional, licenciando-se no Centro de Estudios de Jazz de la Universidad Veracruzana e no Mestrado em Composição e Arranjo da Universidad Tito Puente de Puebla, em ambos os casos com o requinto jarocho. É autor do livro Identidades musicales. Semejanzas entre el jazz y el son jarocho e os álbuns Ilusiones, Erosión de la memoria e Tiempo imaginario. Apresentou o seu projecto em festivais nacionais e internacionais no México e acompanhou artistas como Patricio Hidalgo y el Afrojarocho, Solistas da ONJMX, além de fazer música para diferentes meios e dar aulas particulares de música.

 

 

  • 5, 6 e 7 de junho, das 16 às 20 h: Workshop teórico-prático em duas partes (1ª parte: Contexto geral e musical do son jarocho, 2ª parte: Recursos jazzísticos para instrumentos do son jarocho), Can Batlló Constitució 19, Barcelona, Espanha.
  • 8 de junho, 19 horas: Apresentação editorial de “Identidades musicais”. Semelhanças entre el jazz y el son jarocho” no Can Batlló, Constitució 19, Barcelona, Espanha.
  • 9 de junho, 20h00: Concerto na Casa Amèrica Catalunya, Còrsega, 299, entresòl, Barcelona, Espanha