O Projeto Língua Terra celebra a cultura PALOP em Portugal

A cultura dos países falantes de língua portuguesa será celebrada com três eventos – dois concertos musicais e uma peça teatral – nos meses de Junho e Julho, no Fórum Luísa Todi, em Setúbal. Língua Terra fomenta as conexões culturais a partir de eventos artísticos e a criação de pontes entre os países falantes de língua portuguesa.

 

Nos meses de Junho e Julho, arranca a sua segunda edição, no Fórum Luísa Todi, em Setúbal. Nesta edição de 2022 se apresenta uma variedade única de ritmos e formatos. Com este evento se criam conexões entre África, Europa e América Latina a partir da cultura, contribuindo com um movimento de expressão significativo. Neste segundo ano da produção em Portugal, o projeto Língua Terra irá expandir a sua presença para além das apresentações musicais – incluindo na sua programação um espetáculo teatral. A ideia é que a cultura PALOP seja celebrada em todas as formas de arte, a contribuir para a representatividade e identificação desta comunidade.

 

O primeiro grande nome a integrar as apresentações é a cabo-verdiana Elida Almeida, que subirá ao palco do Fórum Luísa Todi, no dia 03 de Junho. A jovem artista é conhecida por ser um dos grandes nomes que integram a nova geração de músicos do seu País. No seu repertório, os ritmos cabo-verdianos transitam juntamente com os movimentos africanos e com o estilo pop. Será uma noite para celebrar a identidade africana, temperada com energia latina e os ritmos cabo-verdianos batuque, funaná, coladera e tabanka.

 

Dos grandes autores, Mia Couto e José Eduardo Agualusa, a peça “Chovem Amores na Rua do Matador”, será o segundo evento a abrilhantar a noite no Fórum Luísa Todi, no dia 17 de julho. A produção, que é uma adaptação do conto de mesmo nome destes autores, reflete sobre o conflito entre um Moçambicano e as culturas emergentes que incorporam as novas práticas sociais. A peça possui dramaturgia pelo próprio Mia Couto e conta com um grande elenco de atores moçambicanos: Angelina Chavango, Horácio Guiamba, Joana Mbalango, Josefina Massango e Violeta Mbilane.

 

A programação encerra a 23 de julho, com o cantor angolano Paulo Flores e o seu espetáculo “A Narrativa”, em que irá compartilhar com o público – através da música – as influências e lembranças musicais da sua infância em Lisboa. Será um evento com melodias que misturam o romantismo sonoro e a ideologia de Angola, Portugal, Brasil e Cabo Verde.

 

Para além da apresentação de Paulo Flores, o encerramento do evento terá um momento especial com a transmissão do mini documentário Língua Terra, realizado em 2021. O vídeo realizado pelo projeto, contou com a participação do artista angolano e uma equipa intercultural formada por integrantes de países lusófonos.

 

Também integra a última noite do evento a baterista, percussionista e compositora Simone Sou, que fará a abertura desta grande noite. Neste projeto, a percussionista compartilha sua pesquisa sonora na música do mundo e composições que abrangem poesia, ritmo e melodia inspiradas nas manifestações brasileiras (afro-indígena) misturadas ao seu estilo.

 

Com o intuito de levar a cultura para mais pessoas, a edição de 2022 do projeto Língua Terra terá uma vertente híbrida. Para além das apresentações presenciais, os eventos serão transmitidos em data posterior via internet, dia 24 de julho.

 

 

  • 03 de junho, 21:30. Show Elida Almeida em Fórum Luísa Todi – Setúbal
  • 17 de julho 21:30 Teatro Chovem Amores na Rua do Matador (de Mia Couto e José Eduardo Agualusa) em Fórum Luísa Todi- Setúbal
  • 23 de julho, 21:30 Show Paulo Flores + Apresentação Minidocumentário Língua terra + abertura Simone Sou em Fórum Luísa Todi- Setúbal