Catálogo musical

Filtros

FESTIVAL NACIONAL DEL TANINERO – FIESTA PROVINCIAL DEL CHAMAME


Argentina

Festival

FESTIVAL DE MÚSICA DE RAIZ DE LA REGION DEL NORDESTE ARGENTINO, SUR DE BRASIL Y PARAGUAY. EL CHAMAMÉ ES UN GÉNERO MUSICAL QUE FORMA PARTE DEL FOLCLORE ARGENTINO. SE CARACTERIZA POR LA DESTREZA DE SUS MÚSICOS, UN ORIGEN ORILLERO Y UN GRAN UNIVERSO DE CULTURAS RELACIONADAS EN SU ESPÍRITU. LLEVAMOS 16 AÑOS DE REALIZACIONES.

Ver detalles

Yamile Burich & Jazz Ladies


Argentina

Solista

Bebop

Folclor Fusión

Yamile Burich & Jazz Ladies La Saxofonista, Yamile Burich ha desarrollado su carrera musical en Buenos Aires, La Habana, Londres y New York. Y desde su regreso a Argentina ha conformado diferentes formaciones musicales. Entre ellos, formado en el año 2014, este conjunto femenino de Latin Jazz, se destaca por las fuertes influencias de Swing, Blues y Be-Bop en su propuesta. Este grupo fue destacado como la primera agrupación de Jazz, en la Historia de Argentina, integrada únicamente por mujeres. El repertorio incluye composiciones originales y obras Afroamericanas. La saxofonista logra en este Quinteto, fusionar el lenguaje jazzístico con diferentes ritmos latinoamericanos.

Ver detalles

Residência artística do compositor Luiz Castelões, em colaboração com o quarteto de violões espanhol Aleph, no ZKM (Alemanha)


Brasil

Compositor

Contemporánea

Residência artística do compositor brasileiro Luiz Castelões (www.luizcasteloes.com), em colaboração com o quarteto de violões espanhol Aleph Guitar Quartet (http://www.alephgitarrenquartett.de/aleph/index.php/en), no Instituto ZKM (da Alemanha), em dezembro de 2020. A residência culminará com a estreia de um novo conjunto de peças para quarteto de violões, estreado pelo grupo colaborador. A obra será um híbrido de danças brasileiras e técnicas composicionais contemporâneas (incluindo polirritmia, microtonalismo e técnicas instrumentais estendidas). O produto final do trabalho será registrado em áudio e vídeo e disponibilizado gratuitamente online através de “vídeopartituras” (ver exemplos de outras estreias recentes do mesmo compositor, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Qd9fo9ZBUhM&list=PLsHa-H1yHIGq-5rEdl4DcvP8qFW_UsBBQ). Esta colaboração transnacional íbero-americana vem a complementar o 1o encontro entre o compositor e o quarteto, que se deu no Festival Mixtur 2019, em Barcelona (link para a vídeo-partitura: https://www.youtube.com/watch?v=dvuKgLA5qvg).

Ver detalles

UNIVERSO QUINTAL


Brasil

Banda

MPB

Afrobrasileiro

O cantor e compositor londrinense Tonho Costa pede licença para adentrar e apresentar seu primeiro trabalho solo no CD intitulado “Universo Quintal”. Músico desde os 15 anos de idade, com passagem pelos grupos como Uquiah Dibõ e Set Satélite, Tonho Costa retorna às suas raízes em busca da sua identidade. “Em 1998, o produtor Téo Lima – que é baterista do cantor Ivan Lins – esteve na cidade para conhecer o grupo Uquiah Dibõ e lançou a seguinte pergunta: Qual é a música de Londrina? Bem, essa pergunta ficou guardada comigo por muito tempo”, revela Tonho Costa. A resposta a esse questionamento voltou à tona após deixar Londrina para estudar Música no Rio de Janeiro. “Lá, na Escola Portátil de Música, estudando choro com a Amélia Rabello, escutando as histórias de Hermínio Bello de Carvalho, pude sentir a verdade que o samba e o choro significavam para aquelas pessoas. Senti então a necessidade de fazer algo que retratasse um pouco da minha verdade. Deixei o Rio, voltei a Londrina em 2007 e me tranquei em casa. Nessa época compus a maioria das músicas que estão em Universo Quintal”. Faixa a faixa, Tonho Costa vai revelando suas raízes, sua identidade, sua infância criada junto do avô que era embaixador de Folia de Reis em Minas, os flashes da molecagem, as memórias vividas no quintal de sua casa. “Estava tudo ali, o tempo todo.” diz ele. Nas letras percebe-se a sonoridade das palavras, e a musicalidade nas letras ganha corpo nos arranjos feitos em parceria com músico londrinense Luciano Silva. A conexão com a fé está presente no disco. “A fé é um pilar na minha vida, cresci na igreja católica, não sou o que se pode dizer “católico praticante”, quero e tento ser somente uma “pessoa do bem praticante”. Eu tento caminhar por aí. Gosto disso. Escutei muito Milton Nascimento, Gil, João Bosco, Caetano, Raul, Djavan, Gonzaguinha, Luiz Gonzaga, nesses caras todos, a religiosidade brota com abundância”. A faixa Samba da Comida Moderna, onde é feito uma analise aos padrões da gastronomia, saúde e dos costumes da mesa atual “A Tatá não come frango, o Dodô tem diabete, e a Nenê com a pressão quase estourando, olha o sal…” torna-se um exemplo claro do senso de humor do compositor, um aspecto marcante tanto no disco quantos nas apresentações. Este projeto tem a finalidade de circulação e apresentação do show “Universo Quintal” com Tonho Costa Trio.

Ver detalles

NEGRA CHAVEZ


Argentina

Cantautor

Cantautor/Música de autor

Indie Folk & Freakfolk / New Weird America

NEGRA CHAVEZ, es una cantante argentina, que compone e interpreta canciones de música Pop – Indie – Electrónica. El proyecto de música que lleva a cabo, se pasea entre canciones dedicadas para hacer estallar la pista de baile, y tonadas acústicas que contienen un grado alto de melancolía, que busca conmocionar desde lo genuino de composiciones e interpretaciones sencillas, directas, y profundas.

Ver detalles

Ah, as Vacas!


Brasil

Ensamble

Música de Cámara

O espetáculo ‘Ah, as vacas!’ visa a manutenção da música clássica. O projeto fortalece a presença desse estilo nos palcos de uma forma mais palatável ao público. Atualmente a música clássica está em crise: as salas de concertos estão cada vez mais vazias e o público não é renovado. O eruditismo esperado do público, a duração dos concertos e a distância entre o músico e a plateia – associados à falta de financiamento – corroboram para esse cenário. É palpável a urgência de mudanças nesse formato, tornando-o mais livre, diverso e com menos regras. Pensando nisso, as musicistas do Duo Arep criaram ‘Ah, as vacas!’, uma apresentação desconstruída de música de câmara. Duas pianistas encontram-se no palco com um piano, elementos cênicos, projeções e um narrador. No repertório apresentado estão obras para piano a quatro mãos – ou arranjadas para essa formação – dos compositores franceses Erik Satie, Claude Debussy, Francis Poulenc e Camille Saint-Saens.

Ver detalles

Um tal de Dorival


Brasil

Banda

MPB

“Um tal de Dorival” es un tributo al ya fallecido cantor y compositor bahiano Dorival Caymmi. De su obra única, al mismo tiempo simple y sofisticada, fueron escojidas canciones que hablan del mar, de los pescadores y alguna receta de “pescado a la bahiana”. Dorival Caymmi fue un artista fundamental para la música brasileña, y su obra continua viva, ya sea en las voces de sus hijos y nietos, como en las voces de tantos otros artistas que fueron “tocados” por la sutileza que emana de su poesia musical. Interpretado por los cantantes Emerson Lima (Brasil) y Mariana Bonifatti (argentina, residente en Brasil), acompañados por el guitarrista Vitor Fonseca de Oliveira, este proyecto tiene la finalidad de exaltar a este gran compositor y cantante brasileño que, con su mirada solidaria, llevó el cotidiano del pueblo a la cumbre de una música atemporal, característica de toda obra de arte.

Ver detalles

DO MEU JEITO


Brasil

Agrupación

Dream Pop & Shoegaze

Soft Rock / Adult Contemporary (A.C.)

(Early) Pop Rock & Power Pop

Hard Rock

JON VANILLA

Ver detalles

Cia Armorial


Brasil

Banda

Regional

Cia Armorial Música Regional Brasileira Seguindo os passos de Ariano Suassuna, Mário de Andrade, Conde Afonso Celso e Hekel Tavares, o Armorial tem o objetivo de aproximar a arte erudita do popular e conectar nossos corações ao intimo, ao simples, ao sertão e ao caipira brasileiro. Cia Armorial toca a música de raiz mais brasileira, com forte viés tradicional, e repertório contendo toadas, cururus, modas de viola, catiras, chulas e cirandas, estilos que são muitas vezes alijados de larga exposição na mídia de massa. Os músicos: Marcello Linhos – viola caipira e canto Marcelo Lima – bandolim Nelson Latif – violão de 7 cordas Andrea Teixeira – flauta

Ver detalles