Catálogo musical

Filtros

Héloa “Opará”


Brasil

Banda

Regional

O projeto tem o ritmo das águas e das marés como fio condutor principal. Ao todo, traz o imaginário do Rio São Francisco, a magia do sertão, dos povos ribeirinhos, dos saberes tradicionais das matrizes africanas e indígenas e das diversas formas de resistência. A direção artística é da própria cantora e quem assina a produção é o paulistano Zé Nigro e a coprodução o pernambucano Maurício Badé conhecidos também por trabalhos realizados com artistas como como Criolo, Russo Passapusso, Mestre Ambrósio, Anelis Assumpção, Alessandra Leão, Céu e outros Nas escolhas rítmicas, de timbres e instrumentos que marcam a base desse álbum, ataques, pandeirões, acordeon, sanfona trazem o samba duro, afroreggae, afrobeat, ijexá, forró. Tudo inspira-se, profundamente, na musicalidade Afroindígenas e nordestina brasileira em diálogo com a música negra produzida também em países como Cabo Verde, Angola, Cuba e Moçambique. Baixos, sons sintéticos e programações foram responsáveis por deixar a sonoridade ainda mais quente, com um toque new wage e eletrônico. Para somar nas diversas potências envolvidas, o multi instrumentista Webster Santos traz o violão de 7 cordas, viola, guitarra e banjo, além do toque especial dos músicos Maurício Fleury e Edy Trombone. “OPARÁ” Segundo álbum da cantora Héloa celebra a força das águas e a ancestralidade afroindígena e do nordeste do Brasil. “Opará é um ato político, além de ser uma obra musical de rara beleza. Mais acima de tudo, hoje, um ato necessário” ” H E

Ver detalles

Música Teutoriograndense


Brasil

Compositor

Folclor

Regional

Sertanejo

A música TEOTORIOGRANDENSE é um gênero musical do Estado do Rio Grande do Sul e compreende músicas e composições nos dialetos alemão e italiano, bem como composições em português com letras em sotaque dos colonos e agricultores que residem no interior do estado gaúcho. Bruno Neher é descendente de alemães, seu pai veio da Alemanha e desde adolescente iniciou com seu irmão, Elmo Neher a cantar músicas em alemão nas rádios e festas locais na região Noroeste do Rio Grande do Sul, e em toda a circunvizinhança de Panambi, município em que nasceu. Em 1964 fundou o conjunto Os 3 Xirus. Em 2019 completou 77 anos de idade e 55 anos de carreira com 68 LPs e CDs gravados, e 2 DVDs, bem como 2 LPs gravados no Exterior, um em Portugal e outro na Argentina. Ganhou Disco de Ouro como Produtor. É autor de quase duas mil músicas gravadas sendo 800 no idioma alemão e no dialeto Hunsrückisch ( Riograndenser Hunsrückisch).

Ver detalles

Solista, camarista, orquestral e diretor artistico da Sociedad Boliviana de Música de Cámara


Brasil

Orquesta

Barroca

Solistas

Trompetista da OSESP, Bachiana Filarmônica e Portland Baroque Orquestra. Membro do Staunton Music Festival (Virginia), MostArts Festival (New York), Música Ocupa (Equador), Professor dos festivais Música nas Montanhas e Bauru e diretor artístico da sociedade Boliviana de Música de Camara.

Ver detalles

hackearragacocho


Brasil

Cantautor

Free Jazz / Avant-Garde (Jazz)

Hackearragacocho é a proposta de circulação do álbum que gravei em 2018, com o mesmo nome. Trata-se de um concerto solo, em que eu toco dois instrumentos criados a partir da viola de cocho. A viola de cocho é um instrumento de cordas típico da região Centro-Oeste do Brasil. O termo advindo do inglês hacker é frequentemente utilizado pra designar quem se dedica a conhecer e modificar estruturas de programação, ou mesmo de dispositivos para extrapolar os limites dos programas, dos hardwares, ou mesmo burlando sistemas de segurança da rede. No Brasil, esse termo se popularizou e foi absorvido pela linguagem dos usuários de computadores, se desdobrando inclusive no verbo hackear. Considerando o ato de explorar, conhecer e modificar dispositivos, o hackeamento de instrumentos musicais pode ser considerado sob dois pontos de vista: O primeiro como uma decifração das estruturas físicas de um instrumento musical para poder expandir e modificar suas possibilidades, ou a captura do gesto musical em torno desse instrumento para também produzir modificações no resultado musical, principalmente, na exploração do instrumento como uma fonte sonora potente e não apenas no seu aspecto idiomático. Dessa forma, no trabalho intitulado Hackearragacocho, procurei estudar, conhecer e modificar a estrutura física do instrumento tradicional do centro oeste brasileiro, bem como, capturar o gesto musical dos músicos que dominam esse instrumento, para criar um trabalho em que os limites sonoros da viola de cocho fossem expandidos na exploração timbrística e ruidista desse instrumento. Isso se deu, principalmente na articulação dos raqueados característicos dos violeiros a uma velocidade e intensidade frenética, de modo a produzir um resultado musical muito distinto à sonoridade conhecida do instrumento. Da mesma forma, alterei a constituição física do instrumento, adicionando um “espelho” e um cavalete alto, para poder fazer uso de um arco de violoncelo. Perfurei também o corpo do instrumento para esticar uma corda de ressonância simpática, para aumentar a produção de harmônicos e ressonâncias do instrumento. O álbum Hackearragacocho foi considerado pela revista Bravo como um dos 30 principais lançamentos do ano de 2018. Esse álbum foi também escolhido pelo crítico canadense Stuart Broomer como o mais inventivo disco do ano de 2018.

Ver detalles

NU (Naked Universe)


Brasil

Banda

Electropop

Indietronica & Chillwave

Criado em 2014 em São Paulo, o duo eletrônico pop experimental, NU (Naked Universe) congrega sons, ruídos, beats, melodias barrocas e elementos ritualísticos, além do jazz e da nova música brasileira, numa busca sonora atenta às questões urgentes do planeta e as lutas cotidianas, convocando forças, danças e consciências. Formado pela cantora, compositora e musicóloga brasiliense, Ligiana Costa e pelo compositor e produtor musical paulistano, Edson Secco, o NU lançou seu primeiro álbum homônimo 2015, chamando a atenção da mídia especializada no Brasil e no exterior. Além de passagens por importantes festivais no Brasil, como Cena Contemporânea de Brasília, Contato em São Carlos (SP), Universo Paralelo na Bahia e Exploratório (Sesc Pinheiros, SP) o NU se apresentou nas icônicas salas de Nova Iorque, Nublu e Meridian 23 e fez uma turnê por 15 salas e festivais na Europa. NU é também o sutil equilíbrio entre dois artífices musicais com carreiras consolidadas em diferentes campos artísticos. O multipremiado Edson Secco é um dos compositores de trilhas sonoras e sound designer de cinema mais requisitados do país e já trabalhou com diretores como Walter Salles, Gerald Thomas, Petra Costa e Eryk Rocha. A pós-doutora e pesquisadora em ópera premiada internacionalmente Ligiana Costa é cantora de formação barroca com dois discos solo lançados e shows ao lado de nomes como Gilberto Gil, Letieres Leite, Naná Vasconcelos e Karina Buhr. Em seu recém lançado segundo álbum, ATLÂNTICA (maio 2019) o duo foi buscar inspiração na natureza. Em sete dias de isolamento na Mata Atlântica, Ligiana e Edson impuseram a si mesmos a criação de uma música por dia: “Cada novo dia como o primeiro, e cada nova canção como o nascimento de um novo mundo”. Duas das sete faixas do álbum trazem participações muito especiais: “Kyrie” com a cantora e compositora paulistana Luiza Lian e o beatmaker carioca Nansy Silvvs (conhecido pela colaboração com Baco Exu do Blues) e “Cancion de Amor” com vocais do cantor, performer e produtor mineiro, São Yantó. O disco tem mixagem de Iuri Rio Branco e CESRV e foi masterizado pelo renomado produtor brasileiro radicado nos Estados Unidos, Felipe Tichauer, vencedor do Grammy Latino com o álbum “Mi reflejo” de Christina Aguilera. Ao vivo, NU é responsável por um impactante espetáculo multisensorial que recebe projeções de vídeo e contornos visuais do renomado artista VJ Micra aka Caio Fazolin, reforçando a vocação cinematográfica, performática e contemporânea da posta em cena. Para a turnê de ATLÂNTICA o duo investe na interação entre vídeo, cenografia, luz, figurino e performance, com uma forte presença tecnológica que funciona como um cristalizador do som: a frequência sonora e a poesia tomam forma; cenário e vídeo se fundem em uma experiência imersiva que reforça a poética e o ativismo espiritual do Naked Universe.

Ver detalles

CRON ENSEMBLE


Brasil

Ensamble

Contemporánea

Música de Cámara

Electroacoustic Music

O CRON ENSEMBLE iniciou seus trabalhos, em 2003, sob a direção de Marcos Nogueira e Yahn Wagner, professores de composição da Escola de Música da UFRJ. Desde então o CRON já realizou mais de 80 concertos, participando de alguns dos mais importantes eventos dedicados à música contemporânea no Brasil, tais como o Panorama da Música Brasileira Atual e a Bienal de Música Brasileira Contemporânea, da qual tem participado de todas as edições, de 2005 a 2019. Ensemble dedicado, particularmente, à interpretação da música brasileira contemporânea, o CRON já apresentou obras de mais de 30 compositores, de todas as gerações, e pretende, a partir de 2020, ampliar seu repertório com obras de compositores ibero-americanos.

Ver detalles

O Bom e Velho


Brasil

Agrupación

Britpop

O Bom e Velho é um programa de Youtube e um show que conta a história do período musical de 1963 a 1974 ,conhecida como a época de ouro do rock mundial. No repertório Beatles, Rolling Stones, Bob, Dylan, Mutantes, Led Zeppelin, Eric Clapton, Secos E Molhados entre outros.. Na voz, violoncelo , pandeiro e guitarra o lendário Mário Manga, conhecido pelo seu maravilhoso talento e bom humor incomparáveis. Na voz intensa, violão e ukuele a expert em rock’n roll Ana Deriggi. O show é idealizado e realizado somente pelo duo e a performance procura adaptar os arranjos originais sem perder a intensidade e energia do rock’n roll. O Projeto tem tem se apresentado em locais como Itaú Cultural(SP), com lotação esgotada onde mais de 100 pessoas de fora do show,SESC Florencio de Abreu,SESC Santana, Tupi Or Not Tupi,Bona, em Porto Alegre-RS, no Instituto Ling, com lotação esgotada e também com mais de 50 pessoas de fora do show, o que ocasionou um convite do SESC RS para retornar em Julho/2019 para celebrar a programação da Semana do Rock no SESC Centro em Porto Alegre

Ver detalles

Regional Segura o Dedo toca Manoel Moraes


Brasil

Agrupación

Show e oficina com o regional Segura o Dedo na Universidade de Aveiro, em Portugal.

Ver detalles

Fanfarra em Portugal


Brasil

Banda

Samba

Samba

A banda Fanfarra foi convidada a participar de um festival de samba e músicas brasileiras que acontece entre os dias 23 e 26 de julho de 2020 em Sesimbra, Portugal. É um festival tradicional e que atrai milhares de pessoas todos os anos. Além da apresentação musical a banda Fanfarra irá promover workshops no festival.

Ver detalles