Catálogo musical

Filtros

TERRA DO RAP – Festival Internacional de Cultura Urbana da Língua Portuguesa


Brasil

Festival

TERRA DO RAP é 1º Festival de intercâmbio entre os países da Língua Portuguesa sob a ótica da cultura urbana e, consequentemente, o elemento “Rap” (e seus subgêneros em contato com a Urban Music e as músicas de raizes latina, afro, ibérica e brasileira) enquanto música produzida em todos os territórios lusófonos. Desde sua origem em 2013 é realizado anualmente com diversas atividades como shows inéditos, performances exclusivas, workshops, debates, oficinas, exibições de filmes, ações em redes sociais entre outras. Mais de 20.000 pessoas assistiram, participaram e trabalharam durante as edições direta e indiretamente. A valoração midiática do Festival já ultrapassa 6 milhões de Reais em inserções em TV, rádio, jornal, revista e internet. A cada edição é contemplado um eixo temático, direcionando o conceito e formato do projeto, estimulando assim a valorização do idioma, os laços de uma nova lusofonia e o reconhecimento das matrizes que construíram o povo brasileiro. TERRA DO RAP é idealizado pelo rapper Vinicius Terra e produzido pela incubadora de culturas de rua REPPRODUTORA. Nos próximos anos, além do intercâmbio sólido de mais de uma década com territórios lusófonos (sobretudo África Lusófona), a Terra do Rap expandirá seu diálogo com os territórios de língua espanhola também, criando assim um mapa geo-cultural entre América do Sul, África e Europa.

Ver detalles

Ensamble Cañas y Compañía


Argentina

Ensamble

Folclor Fusión

Música de Cámara

Contemporánea

Folclore Fusión

El Ensamble Cañas y Compañía se caracteriza por la fusión de géneros, en los que se vincula el folclore y lo académico, para lograr un sonido único. Esta hibridación musical se consolida por más de una década con la calidad de sus integrantes, músicos profesionales de las principales orquestas argentinas, así como artistas invitados. El Ensamble promueve el repertorio latinoamericano original para trío de cañas -oboe, clarinete y fagot-, al tiempo que produce adaptaciones y estrenos de música popular con otros instrumentos tales como el bandoneón, el piano, la percusión y la guitarra. Los aportes de composiciones originales y arreglos de diversos creadores de Argentina, Brasil, Bolivia, Colombia, Perú, Venezuela,entre otros, les ha permitido una rica variedad de sonidos y colores de el continente Latinoamericano. Por otra parte, el intercambio y colaboración con entidades culturales nutre su trabajo con talleres, clases magistrales y charlas didácticas en Argentina tales como la Escuela Superior de Música de Salta, la Fundación Música con Alas en Jujuy, Galería Reyes Art, Instituto Geríatrico “Nuestra Señora de Loreto” en Ezeiza , Biblioteca y Orquesta Esuela de la ciudad de Bolívar en Provincia de Buenos Aires. esto les permite llegar a diversidad de píblicos y consolidad lazos con otras instituciones. En su trayectoria de conciertos y grabaciones se destacan: la realización de grabaciones de material original con el apoyo del Instituto Nacional de la Música INAMU en 2023, la gira de Equinoccio con presentaciones en las ciudades de San Salvador de Jujuy, Salta y Capital Federal en 2018. La grabación de temas originales del pianista Lisandro Baum (ganador del Gardel de Oro) con raíces del folklore argentino como gatos, huellas y chamamé. Las presentaciones interdisciplinarias , tales como la intervención en vivo artistas plásticos, proyecciones de compilaciones fotográficas de diversos creadores de la región durante sus conciertos, enrriquecen la experiencia del público.

Ver detalles

Angélica Duarte


Brasil

Compositor

MPB

Angélica Duarte é cantora, compositora e poeta. Artista que busca reforçar a autonomia da mulher na indústria da música, atua como intérprete, arranjadora, instrumentista e produtora. Sua música apresenta elementos do pop, rock, MPB e indie. Nascida em São Paulo e radicada no Rio há nove anos, tem em seu currículo o EP “Odara” (2018) o zine “groselhas” (2019) e “Hoje Tem” (2021), álbum autoral com participações de Juliana Linhares e Letrux. Lançado de forma independente, o registro figurou em importantes listas de melhores de 2021 como “Tenho Mais Discos que Amigos” e “Hits Perdidos”. Angélica tem se destacado como produtora musical em seu nicho e formado parcerias com compositoras e instrumentistas de sua geração como Gabi Buarque, Iara Ferreira, Renata Neves e Luísa Lacerda. Em abril deste ano lançou o EP “deuZONAS – vozes ferozes” com trabalhos autorais de quatro cantautoras estreantes nos gêneros RAP, indie, lo-fi e samba. Angélica assinou a curadoria e produção musical, selecionando as artistas através de uma chamada aberta para compositoras cis, trans e não bináries. deuZONAS – vozes ferozes é o projeto piloto da série deuZONAS que promete ser muito longa, tendo como objetivo fomentar a diversidade e a união das mulheres na música. Angélica se apresentou na SIM SP (2019), no Festival Levada (2022) Coquetel Molotov Negócios e Porto Musical (2021), no Sofar Sounds edições Rio (2022) e Goiânia (2023) e no Circuito SESC SP (2022), além de ter realizado uma turnê pelo Centro Oeste em agosto de 2023. Foi contemplada em Editais de Cultura do Estado do Rio de Janeiro como Edital de Videoclipes da Firjan SESI, Cultura Presente nas Redes 2 (SECEC), SESC Nova Música Convida e ASA (Oi Futuro). Em 2019 lançou “groselhas”, um compilado de poesias feitas a partir de palavras enviadas por seus seguidores do Instagram, com noites de lançamento no Rio (Desvio) e São Paulo (Livraria Patuscada). Angélica prepara o lançamento de seu primeiro livro de poesias para este ano, “Retiro Menstrual” sairá pela Editora Patuá (SP). Atualmente está finalizando a produção de seu segundo álbum “Toska”. O videoclipe da canção “Barriga de Lanche”, primeiro single do novo trabalho, já está disponível em seu canal do YouTube e conta com mais de 40.000 visualizações.

Ver detalles

Chords Pocket


Costa Rica

Trabajador Independiente

Músico Profesional con más de 30 años de experiencia y PhD en Ingeniería de comunicaciones y Sistemas de Información. Creador de la plataforma digital ChordsPocket para la enseñanza en línea de la Guitarra.

Ver detalles

Cristóbal Cerda


Chile

Sesionista

Folclor Fusión

Músico profesional con más de 10 años de experiencia como intérprete de percusión, especializado en ritmos latinos, folk y música del mundo. He trabajado como sonidista, ingeniero de grabación y productor musical en el estudio Áneta, perfeccionando tanto la ejecución como la producción de diversos géneros. Actualmente, formo parte de la agrupación Ensamble Transatlántico, con quienes he realizado múltiples giras internacionales, compartiendo la riqueza sonora de nuestras raíces musicales con audiencias de todo el mundo.

Ver detalles

Barbatuques


Brasil

Agrupación

MPB

Grupo paulista de música corporal e vocal. Em sua extensa trajetória, foi muito além dos palcos de mais de 30 países, chegou nas trilhas sonoras do cinema e da publicidade, em jogos, nas pistas de dança em remixes criados por DJs. Clássicos já consagrados pelo público, como “Baião Destemperado” e “Baianá“, fazem sucesso em todas as plataformas de streaming no mundo, com uso massivo em vídeos de canais como Instagram e TikTok. A sonoridade do Barbatuques tem uma sobreposição moderna de estilos e estéticas, são canções e “músicas “instrumentais” em ritmos tradicionais ou contemporâneos, como o baião, coco, samba, maracatu, rap, eletrônico, afoxé, funk, carimbó, toré indígena, rock, beatbox, kecak e a música africana. Exploram a fonética, aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos do erudito, da tradição popular brasileira ao pop. A linguagem pioneira desenvolvida pelo grupo contribuiu significativamente para a difusão da música corporal pelo mundo e é referência até hoje. O Barbatuques também mantém atividades em setores distintos como o corporativo e educacional, tornando-se uma significativa ferramenta pedagógica. Recentemente, lançou seu primeiro songbook ‘Barbatuques Volume 1’, com partituras de músicas transcritas e cifradas e um rico material sobre técnicas de música corporal, ferramenta que amplifica o acesso a essa linguagem.

Ver detalles

El Trio


Brasil

Compositor

Rigor na tradição e no imprevisível. Esta é a marca do grupo El Trio, criado em 2016, composto por três dos mais inspirados instrumentistas da música contemporânea de Campo Grande (MS). Formado por Adriel Santos, Gabriel de Andrade e Gabriel Basso, o trio cria um ambiente sonoro para grandes vôos musicais a partir da formação clássica bateria-guitarra-baixo. El Trio foca nas execuções de grandes stands do jazz, como Take Five (Paul Desmond/Dave Brubeck), Bille’s Bounce (Charlie Parker) e Take The A Train (Duke Ellington), e se diferencia da maioria dos grupos do gênero ao focar no repertório consagrado, além do repertório autoral. Vale destacar a canção “Oração das dores” de Gabriel Basso e “Coffee Hunter” de Adriel Santos.

Ver detalles

MUNDOVIVO S.A.


Chile

Festival

El FESTIVAL DE MÚSICAS DEL MUNDO lleva 23 años (23 ediciones) realizadas con la participación de bandas tanto de Chile como de otros países del mundo, siempre en el estilo “World Music, es decir, música con fuerte componente identitario en su propuesta artística. El festival se realiza en varios escenarios de Chile, con foco principal en su capital Santiago, y con una circulación por otras ciudades o pueblos del país, el cual varía año a año. El escenario principal es al aire libre, emplazado en el hermoso parque Santa Rosa de Apoquindo, de la Comuna de Las Condes, que cuenta con todos los servicios necesarios, acceso de movilidad reducida y tratamiento de residuos de bajo impacto ambiental (reciclaje, optimización de separación de residuos) además de ofrecer libre acceso de consumo de agua, para bajar el impacto de plástico y otras acciones implementadas. La técnica es de primer nivel mundial con equipo de sonido, iluminación y visuales al nivel de los grandes festivales. Siempre con acceso gratuito a la audiencia.

Ver detalles

Podcast CPLP em Sintonia


Brasil

Productor Musical

Cantautor/Música de autor

Afrobeat

Fado

Samba

Afrobrasileiro

.O Podcast “CPLP em Sintonia” tem o objetivo de divulgar a cultura de 5 países da CPLP ,trazendo em 5 episódios, com a duração de uma hora, entrevistas de personalidades artísticas na área da música, cantores, compositores, jornalistas, historiadores, além de músicas de vários gêneros, apresentando um amplo panorama da importância da música na construção das sociedades e na vida de cada um de nós. O podcast irá envolver o público com um conteúdo inédito sobre a riqueza musical dos países da CPLP, criando laços entre os países lusófonos através da difusão da língua portuguesa e do diálogo cultural.

Ver detalles

Grupo Serelepe


Brasil

Agrupación

Infantil

Folclore brasileiro

Regional

O Serelepe é um grupo cênico musical que se dedica à produção artística para crianças. Começamos a montar nossos espetáculos em 2010, depois de criarmos e trabalharmos juntos por cinco anos no programa de rádio “Serelepe, uma pitada de música infantil”. Os espetáculos são inspirados em canções e brincadeiras tradicionais do Brasil e de outros países da América Latina. O grupo é formado por Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu. Ao longo desses anos, o grupo se apresentou nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Pedro Leopoldo, Montes Claros, São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba (Brasil); Valparaíso (Chile); Santa Fé e Buenos Aires (Argentina); Montevidéu (Uruguai); Medellín, Bogotá, Melgar (Colômbia), San Juan (Porto Rico) tendo sido recebido sempre de forma acolhedora por crianças e adultos. O grupo possui dois espetáculos em seu repertório: Locotoco (2014) e Brinquedorias (2017), ambos inspirados em canções e brincadeiras tradicionais, aprendidas em diferentes regiões do Brasil e da América Latina. O Serelepe já se apresentou para mais de 20 mil pessoas, vendeu cerca de 5 mil discos e livros e obteve mais de 100 mil visualizações em seus conteúdos no youtube.

Ver detalles