Catálogo musical

Filtros

BeBossa


Brasil

Banda

MPB

Bossa Nova

Vocal/Coral

BeBossa é um grupo carioca com larga atuação na cena vocal brasileira. A fusão da sonoridade leve e envolvente com a combinação da rítmica brasileira e a sofisticada harmonia do jazz são marcas registradas do grupo, que, ao longo de mais de 20 anos de atuação, assegura ao BeBossa o lugar reconhecido como grupo consistente e versátil. Acumula ao longo de sua trajetória diversas premiações, como o troféu Catavento de Melhor Álbum Vocal do ano de 2009, dois discos gravados, um deles com Roberto Menescal e Wanda Sá, diversos shows no Brasil e no exterior, em festivais internacionais como o Jazz a La Calle em Mercedes, no Uruguai; Assunción A Voces e CPL Jazz Festival em Assunção, no Paraguai; Festival al Aire Libre em Guaiaquil, no Equador; Festival Comfama e El Club del Jazz em Medellín, Colômbia. Alguns de seus arranjos tem sido interpretados por coros e grupos vocais em diversas partes do mundo. Com sua nova formação em quarteto, o BeBossa traz uma combinação inusitada entre as harmonias vocais e um instrumental ousado – com violão, guitarra, baixo elétrico e percussão – que indica sua renovação e versatilidade, sempre em busca de uma linguagem contemporânea e acurada. Em 2024, lançou seu mais novo fonograma: o EP Nova, com participações de Roberto Menescal e João Cavalcanti, e que já soma mais de um milhão de plays nas plataformas de música.

Ver detalles

Rodrigo Escamilla


Mexico

Compositor

Soundtrack

Música Sinfónica

Fui director titular de la Orquesta sinfónica de Baja California. He escrito arreglos para autores como JR Flórez, Aníbal Pastor, Jorge Macias, Gonzalo Benavides, Jesús Monarrez, Sergio Esquivel y muchos más. He hecho el soundtrack de más de 30 películas, 40 telenovelas y programas de TV. Jingles, el himno del Cruz Azul y el Museo del niño entre muchos otros. Me han interpretado la Orquesta Sinfónica del Estado de México, La sinfónica de San Luis, La sinfónica de Jalisco, la filarmónica de Pittsburg, La sinfónica de Madrid entre otras. Tengo 2 estudios de grabación en CDMX y estoy abriendo otro en Cancún donde han grabado Belinda, Fey, La sonora Santanera, Alejandro Fernández, Yuri, Angelica Vale y muchos más.

Ver detalles

Festival de Música de Prados


Brasil

Festival

Criado por Olivier Toni e Adhemar Campos em 1977, O Festival de Música de Prados acontece em Prados, Minas Gerais, bem como em cidades da região, sempre na segunda quinzena de julho, durante as férias escolares. Olivier Toni foi maestro e compositor, responsável pela criação do Departamento de Música da USP, da Orquestra de Câmara da USP, da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo, e da Escola Municipal de Música de São Paulo. Em Minas Gerais, Maestro Adhemar foi compositor audotidata, regente da Lira de Ceciliana, professor do Conservatório Padre José Maria Xavier e musicólogo dedicado à pesquisa, revisão e montagem de partituras de músicas sacras mineiras. Do encontro dessas duas figuras nasce o Festival, com o objetivo de promover a preservação e disseminação da prática musical coletiva na cidade, a criação e formação de novos músicos, e a aplicação e desenvolvimento de metodologias pedagógicas transformadoras. Graças à tradição musical da cidade, mantida viva pela comunidade até hoje, é a partir da prática da música entre a própria população pradense e os bolsistas que se constroem as atividades pedagógicas e a programação de espetáculos. O Festival, assim, é uma iniciativa de salvaguarda de patrimônio imaterial que fomenta e divulga as tradições e o conhecimento musical desenvolvidos ao longo dos mais de 40 anos de sua realização, mas também contribui para o resgate de uma cultura musical de mais de dois séculos, promovendo a difusão e conhecimento da música brasileira. As aulas do Festival, sejam de instrumento ou teóricas e de prática de conjunto, são ministradas gratuitamente para qualquer nível de aluno. Dentre os ex-participantes do Festival, destacam-se nomes de renome, como Roberto Minczuk, Maria Vischnia, Claudio Cruz, Toninho Carrasqueira, Neymar Dias, João Mauricio Galindo, Fábio Zanon, entre outros.

Ver detalles

LOA Cultural LTDA


Brasil

Empresa

A empresa LOA Cultural foi fundada em 2013 para representar projetos artísticos e pedagógicos encabeçados por Emiliano Castro. Desde então já produziu e participou de mais de 300 contratações de diversas naturezas: pública, privadas, corporativas e filantrópicas com instituições de todo o Brasil e da Espanha. Emiliano Castro fez do encontro entre Brasil, Espanha, América Latina e África o território do seu violão de 7 cordas. Compositor brasileiro dedicado ao choro, ao cancioneiro brasileiro, ao flamenco, às músicas latino-americanas e africanas, Emiliano é também professor de música e cientista social (USP, 2000). Emiliano Castro já se apresentou nas três Américas, em diversos países da Europa e África. Seu mais recente álbum autoral “7 Caminos” lançado pelo Selo SESC é um tributo ao universo flamenco e conta com a arte do mestre e amigo Elifas Andreato. A banda que gravou o álbum é composta por alguns dos maiores nomes do gênero como os espanhóis Jorge Pardo (do sexteto de Paco de Lucía) e o contrabaixista Javier Colina, além do bissau-guineense Mû Mbana, do chileno Camilo Zorrilla e dos flamencos brasileiros Isadora Nefussi e Luciano Khatib.

Ver detalles

L4R60


Uruguay

Festival

Trabajo la comunicación de manera transversal a todas las áreas alineadas con los objetivos específicos de la institución o empresa. He profundizado en producción de espectaculos y eventos con propósito. Entiendo como una de mis fortalezas la generación de alianzas estratégicas para financiar y realizar eventos en donde el propósito es el objetivo principal. El diseño y la fotografía son grandes herramientas que cumplen un papel preponderante en los proyectos en los que participo. En los ultimos años he puesto el foco en comunicar a traves de las acciones, ideando y produciendo eventos con un claro compromiso social y cultural, con el objetivo de visibilizar el trabajo de fundaciones como Corazoncitos o Niños con Alas, entre otras. Algunos de los principales shows y eventos realizados en los últimos años. 2016_2020 Día del niño en bicicleta (evento anual que fomenta la vida saludable con musica en vivo tocada por niños de 440 ecuela de música) Apoyo a Fundacion Corazoncitos 2016_2020 Sábados de tapas en el Mall / Evento gastronómico en Arocena Shopping Mall con musica en vivo Apoyo a Fundacion Corazoncitos 2016_2020 Arocena Jazz & Blues / Festival de jazz gratuito en la calle / ) Apoyo a Fundacion Corazoncitos 2020_2022 _Jazz en Rostand ( abril, junio y noviembre) Festival de jazz gratuito en la calle / ) Apoyo a Fundacion Niños con Alas 2019_2022_Producción Stand Campo Limpio / Exopoactiva Soriano Mercedes 2022_2023_Producción Floripa Jazz Festival / Productor y fotógrafo

Ver detalles

Ópera: Nuestra Herencia Olvidada


Mexico

Agrupación

Opera

Música de Cámara

.Surge en 2020 de la necesidad de visibilizar el repertorio de la Ópera Mexicana, y se posiciona rápidamente como una iniciativa líder en el rescate, interpretación y promoción de repertorio inédito mexicano. El trabajo que ha realizado ha sido comentado por los principales medios del país, entre los que destacan los periódicos Reforma, La Jornada, Excélsior, Milenio, El Universal, así como Canal 11, Canal 22, Canal 21 y TV UNAM. Dentro de los premios y apoyos que ha ganado se encuentran el Programa de Apoyo a Proyectos y Coinversiones Culturales del SACPC (antes FONCA), IBERMÚSICAS, Programación del Sistema de Teatros de la CDMX 2021 y 2023, ENARTES 2021 y 2023, entre otros. En mayo de 2021 coordinó el Primer Ciclo de Ópera Mexicana en colaboración con el MOS México Opera Studio coproduciendo la puesta en escena de la ópera Misa de Seis de Carlos Jiménez Mabarak. Ha realizado distintas galas junto con las orquestas Sinfónica de Aguascalientes, Orquesta Sinfónica del EdoMex, Sinfónica Juvenil de Zapopan, y Sinfónica Juvenil del INJUVE. Ha realizado distintas giras a nivel nacional, así como dos giras internacionales en colaboración con la UNAM-España. En su más reciente gira presentó su álbum y edición crítica de partituras “Paniagua. Memorias de Nuestra Música” (disponible en plataformas de reprpducción musical) en Madrid, Barcelona, Granada y París. Durante febrero de 2022 realizó una exitosa temporada de presentaciones del espectáculo “Historias de Flor y Canto”, en el Teatro Sergio Magaña, en coproducción con el Sistema de Teatros de la Ciudad de México. Su más reciente Gala de Ópera Mexicana, realizada en co-producción con el Sistema de Teatros de la CDMX agotó las localidades del Teatro de la Ciudad Esperanza Iris, y fue calificado como un concierto “histórico” por la crítica (El Universal).

Ver detalles

Psicotrópicos Festival


Alemania

Festival

Rodrigo da Matta tem ampla experiência no setor cultural, sendo o fundador da Bossa FM e diretor do Festival Psicotrópicos realizando projetos com artistas como Milton Nascimento, Liniker, Gal Costa, Ney Matogrosso, Luedji Luna, Baiana System, Lia de Itamaracá, entre outros. A Bossa FM é uma agência sediada em Berlim que promove a cultiura brasileira na Europa desde 2016. Com mais de 300 eventos realizados e mais de 200.000 pessoas impactadas, a produtora se consolida como uma das principais agentes culturais do mercado europeu. Website: www.bossafm.com O Psicotrópicos Festival é uma plataforma onde novos artistas do Brasil possam mostrar sua arte na Europa, sempre em diálogo com a cena local, através de uma estética atual que desafia as discrepâncias sociais e de gênero. O festival propões a fusão da cena artística efervescente do Brasil com a cena brasileira e internacional na Europa, fomentando intercâmbios culturais entre disciplinas como música, performance, dança e empreendedorismo. Já celebrou 7 edições: 4 em Berlim, 1 em Amsterdã e 2 em Madri.

Ver detalles

Araceli Argüello Payadora


Argentina

Solista

Folklore Sudamericano

Milonga

Araceli Argüello es una mujer joven improvisadora y cultora de los géneros musicales tradicionales de Argentina. Artísticamente es apadrinada por grandes referentes del arte repentista, ha recorrido importantes escenarios junto a talentosos improvisadores del mundo y ha enaltecido su tierra con su voz engarzada a la milonga criolla, geografías de Inglaterra, Francia, España, Uruguay, Chile y Perú.

Ver detalles

Musax Ensamble


Colombia

Ensamble

MUSAX es un proyecto que surge de la riqueza de talento femenino en la catedra de saxofón de la Universidad de Caldas; de la iniciativa y el anhelo de crear una propuesta de valor para nuestro medio en la que se resalte el trabajo y la creatividad de las mujeres en el mundo musical. Tenemos la certeza de que esta iniciativa enriquece nuestro entorno cultural al ser una propuesta innovadora. Somos músicos saxofonistas provenientes de diferentes municipios de Caldas y del país y nos une el amor por la música, lo que le otorga a este proyecto diferentes visiones, culturas y diversidad. MUSAX está conformado por estudiantes de los programas de licenciatura y maestro en música de la Universidad de Caldas.

Ver detalles

MUSICA FIGURATA


Brasil

Festival

Musica Figurata é o mais antigo grupo de música barroca em atividade em Minas Gerais. Fazer e divulgar a música Medieval, Renascentista, Barroca e Pré-Clássica (séculos XVI ao XIX) principalmente italiana, mas dando destaque especial para a música colonial, é a perspectiva que rege e define o trabalho do MUSICA FIGURATA. Criado em 2004 pelo cravista Robson Bessa, o MUSICA FIGURATA vem se desenvolvendo e projetando no cenário regional devido a suas constantes apresentações nas salas de concertos de Belo Horizonte e cidades históricas mineiras, e em especial, à série de concertos mensais promovida pelo Museu Mineiro, iniciada em 2005, denominada O Museu Mineiro e as origens da Música Colonial. MUSICA FIGURATA também vem atuando nos cenários nacional e internacional, através de concertos no Rio de Janeiro, em Brasília no Palácio Jaburu, Petrópolis, Assunção e Montreal. Em 2 de junho de 2013 o MF teve um de seus pontos culminantes quando fez a abertura da 7ª Festa da Itália, se apresentando para mais de 5 mil pessoas no palco principal. Nesse mesmo em julho o MF se apresentou no festival MIMO, na Igreja do Rosário, com grande sucesso de público e crítica, e também diante de uma imensa plateia diante do telão projetado em frente à igreja. O grupo, que hoje é referência na interpretação da música colonial mineira, se propõe promover o diálogo entre as diferentes artes, para recriar, da maneira mais autêntica, a atmosfera histórica, artística e cultural dos períodos acima citados. A partir da utilização de réplicas de instrumentos de época, como cravo, violino barroco, viola da gamba, entre outros, o grupo tem como princípio inequívoco primar pela autenticidade histórica, isto é, pelo resgate da concepção musical que cada compositor, em sua respectiva época e contexto social, imprimiu em suas obras. Celebrando mais 20 anos de atividade Musica Figurata trata, pois, de reunir o rigor da técnica ao da pesquisa histórica, para trazer à tona uma música que, embora temporalmente distante, transcende, como toda arte verdadeira, épocas e culturas, e proporciona ao público momentos de elevado deleite. Criada em 2021 com o objetivo de difundir a música dramática barroca europeia e latinoamericana, a OpemG, Ópera Barroca em parceria com o Musica Figurata, apresentou pela primeira vez na América uma ópera do célebre Domenico Scarlatti e Carlo Capece, Tolomeo e Alessandro, ovvero La corona disprezzata (1711) no Grande Teatro Cemig em 22 e 23 de outubro de 2021. Essa realização teve o patrocínio do Consulado italiano em Belo Horizonte e da Fundação Clóvis Salgado. A partir de 2023, o MF criou e realizou o FESTIVAL INTERNACIONAL AMÉRICA BARROCA, que segue para sua 3ª edição em 2025. MUSICA FIGURATA Robson Bessa Fundador, Cravo, órgão e direção artística

Ver detalles